Capela Ultramarina faz show em Cabreúva
Grupo traz clássicos da música portuguesa em um concerto emocionante, na Igreja da Matriz
A Secretaria de Cultura e Turismo de Cabreúva, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo traz para Cabreúva o show “A Cantar uma Cantiga”, do grupo Capela Ultramarina. O grupo é reconhecido nacionalmente por trazer ao público músicas clássicas portuguesas, do período das grandes navegações. O objetivo é resgatar nossas tradições e mostrar em seus concertos a importância da língua portuguesa. A apresentação é extremamente delicada e promete emocionar todo o público.
Capela Ultramarina foi formada em 2000 e é dirigida por Fábio Vianna Peres, que também é assistente de Direção Artística da Orquestra Municipal de Jundiaí. O grupo reúne em seus concertos cantores e instrumentistas com ampla experiência no campo da interpretação histórica da música do passado.
Com o CD “A Cantar uma Cantiga”, a Capela Ultramarina propõe uma reflexão sobre a formação da identidade cultural brasileira do idioma, trazido pelos nossos descobridores. Esse trabalho condensa quase vinte anos de pesquisas e atuação do grupo e selecionou entre as obras do cancioneiro de origem portuguesa do século XVI conhecido como “Cancioneiro de Paris” (CMBP) apenas peças escritas em língua portuguesa. Esse repertório de grande simplicidade e beleza é trazido ao público na formação de três vozes acompanhadas por violas de mão, de quatro e cinco ordens, viola da gamba e flautas.
Em Cabreúva, a apresentação será gratuita, na Igreja da Matriz, às 19h30 desta sexta-feira (10). O concerto será após a tradicional missa das 18h. Traga sua família!