Artesãos de Sorocaba criam objetos de decoração sustentáveis
Objetos que seriam jogados no lixo ganharam nova vida pelas mãos de artesãos da região de Sorocaba (SP). A iniciativa de recuperar os itens ajuda o meio ambiente, funciona como terapia e também ajuda entidades assistenciais.
Na casa da artesã Anita Alessa, nada é jogado no lixo. Há três anos, ela passou a arrecadar objetos, dar nova vida a eles e doá-los a quem precisa.
Panelas velhas, violão e até mesmo sobras de materiais de construção ganham cores vivas, desenhos e se tornam peças sustentáveis para decoração de paredes e mesas. Para criar, Anita explica que vale qualquer objeto.
“Eu uso o material que tiver. O meu primeiro projeto foi com panelas velhas que eu tinha em casa, depois fui pedindo panelas aos amigos e comecei a pintar. Foi o maior sucesso.”
Além de terapia para ocupar a mente e desestressar, as obras são revertidas em doações. Anita troca alimentos pelos objetos de decoração. Para o Natal, ela está pintando garrafas e pretende arrecadar sacos de balas para inserir os doces e doar a uma instituição que atende crianças.
“É um trabalho que eu faço para ajudar as entidades. O meu objetivo é usar a minha arte para ajudar as pessoas que mais necessitam”, conta.
Assim como Anita, o artesão Adriano Wopt também utiliza a criatividade para dar nova utilidade a objetos que seriam descartados.
“Eu passo em bares e pego os litros para fazer os artesanatos. Eu pego ferros, madeiras, materiais recicláveis em ferro-velho e também acho coisas em caçamba”, comenta.
G1