Hipertensão em cães e gatos
Muitas pessoas nem sabem, mas cães e gatos sofrem de hipertensão. Hipertensão é o aumento da pressão sanguínea dos cães e gatos.
A pressão sanguínea deve ser mensurada no momento da consulta do seu pet, pelo médico veterinário.
A rapidez com que a pressão arterial do paciente aumenta é o que determina os sinais clínicos , alguns animais com pressão extremamente alta cronicamente, podem não apresentar nenhum sinal visível. Ou seja , alguns animais que vivem meses, anos com pressão alta, sem que você desconfie de nada. Porém isso pode ser extremamente perigoso.
Assim como as pessoas, cães e gatos poder acabar tendo AVC, devido a hipertensão, mas alem do AVC, que podem ser de graus e gravidade variados, podem desenvolver tambem muitos outros sinais, como cegueira repentina, incoordenação, confusão mental, até convulsões.
A hipertensão deve ser tratada assim que seja diagnosticada.
E além disso devemos identificar sua causa, isso porque a hipertensão, sempre tem uma causa. Podem ser problemas hormonais (como hiperadrenocorticismo, diabetes, hipertireoidismo) , doenças renais, e doenças cardíacas. Exames devem ser realizados para identificar a causa , corrigi-la e assim ter um melhor controle da pressão sanguínea, evitando uma serie de complicações .
O tratamento será determinado através do nível de hipertensão do paciente e das doenças associadas.
A medição da pressão sanguínea deve ser incluída nos exames anuais de checkup do seu pet, ou sempre que notar qualquer alteração no seu estado de saúde, assim, o diagnostico é feito de forma precoce, antes que as lesões sejam irreversíveis.
No caso dos pacientes que apresentem hipertensão e precisem manter acompanhamento para tratamento e controle, as visitas ao médico veterinário devem ocorrer a cada 3 meses.
Animalis – Centro Veterinário
Comendador Xisto Araripe Paraiso, 270
Jardim Primavera – Itupeva, São Paulo
Telefone: 4496-2710