Nova Guerra Fria? EUA ordena que China feche consulado nos Estados Unidos
Na manhã desta quarta-feira, os Estados Unidos confirmou que determinou que a China feche seu consulado em Houston, no Texas. A resposta foi imediata: Pequim afirmou que tomará medidas firmes em resposta, a não ser que a decisão seja revertida imediatamente.
Morgan Orgatus, a porta-voz do departamento de Estado americano, afirmou que o fechamento do consulado foi ordenado para “proteger propriedade intelectual americana e informações pessoais de seus cidadãos”. Segundo Orgatus, a Convenção de Viena, que rege a postura de corpos diplomáticos, afirma que eles têm o dever de não interferir em assuntos internos dos países. Orgatus disse ainda que Washington não vai tolerar que a China intimide os cidadão americanos, assim como não tolera práticas comerciais injustas, roube empregos americanos e adote outros comportamentos condenáveis.
Já a China acusa Washington de “uma grave violação das leis internacionais e das normas que dão base às relações internacionais e uma grave violação das medidas relativas aos tratados consulares China-EUA”. De acordo com informações da Bloomberg, a China poderia retaliar fechando o consulado dos EUA em Wuhan.
Para o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Pequim, Wang Wenbin, a medida foi uma “provocação” dos EUA “e uma tentativa deliberada de minar as relações” entre as duas nações.
“Há algum tempo, os Estados Unidos atacam e lançam uma campanha difamatória contra a China, criando problemas sem razão aos funcionários dos consulados chineses. É um avanço sem precedentes. Condenamos com força a medida e pedimos aos EUA que corrija imediatamente os seus erros. Do contrário, a China tomará as legítimas e necessárias contramedidas”, acrescentou Wenbin.
“De acordo com relatos na imprensa internacional, os EUA deram à China 72 horas para encerrar as atividades e deixar o consulado em Houston. A imprensa de Houston relatou que os bombeiros foram ao consulado chinês após receberem uma denúncia de incêndio. De acordo com o jornal “Houston Chronicle”, testemunhas disseram que as pessoas estavam queimando papel no que parecia ser latas de lixo.
(Itupeva Agora)