Lote da vacina de Oxford contra o COVID-19 já chegou ao Brasil
O primeiro lote da vacina da Universidade de Oxford contra a covid-19 que será testada em 2 mil pessoas, já chegou ao Brasil. As doses vão ser aplicadas nas próximas semanas em testes no Rio de Janeiro e São Paulo.
O Brasil é o primeiro fora do Reino Unido que vai testar a eficácia dessa imunização contra o vírus da Sars-Cov-2. O teste foi aprovado Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, com o apoio do Ministério da Saúde.
A previsão da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford é ficar pronta ainda este ano.
Brasileira na Equipe de Oxford
A brasileira Daniela Ferreira, de 37 anos, faz parte da equipe de Oxford, na Inglaterra, que iniciou esta semana a terceira fase de testes de uma vacina contra Covid-19.
Daniela é imunologista. Especialista em infecções respiratórias e desenvolvimento de vacinas, ela está à frente da testagem na Escola de Medicina Tropical de Liverpool.
“O que está acontecendo agora é um trabalho de envolvimento global, com todos os cientistas compartilhando conhecimento em tempo real. A vacina é para o mundo inteiro; tem de haver uma colaboração internacional e tem de ser solidária, não pode ser ditada por interesses comerciais e preços”, disse Daniela Ferreira em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.
(Itupeva Agora)