Volta às Aulas: Transporte Escolar Gratuito em Itupeva
A Prefeitura de Itupeva disponibiliza transporte escolar gratuito para alunos das redes Municipal e Estadual de Ensino que moram há mais de dois quilômetros das escolas e para os que têm deficiência. O benefício é oferecido pelo Programa Transporte Escolar Gratuito, com contrato com a empresa Viação Itupeva.
O gerente da Viação Itupeva, Fernando Antonio Resende, explica que estarão disponíveis para os estudantes, 44 veículos, entre ônibus e micro-ônibus, com todas as normas e exigências de segurança necessárias. “Essa frota é toda exclusiva para atender os estudantes em todos os bairros do município, seguindo as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estípula faixa de identificação (Escolar), cinto de segurança e a presença de monitores em todo o trajeto.”
As aulas na Rede Estadual terão início no dia 3 de fevereiro, e na Rede Municipal de Ensino, no dia 5.
Para o início das aulas, todos os alunos que estiverem nos pontos de embarque serão transportados pela empresa até a sua respectiva escola. “Porém, os pais ou responsáveis serão orientados pela gestão da unidade escolar que está matriculado, a preencherem uma ficha de cadastro para o transporte gratuito dos alunos. Posteriormente, eles serão direcionados até o guichê da empresa na rodoviária, onde será confeccionada a credencial com foto”, detalha Fernando Antonio Resende.
A confecção da credencial será realizada no período de 5 de fevereiro até 5 de março, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Este documento é imprescindível para a segurança do aluno, sendo que o mesmo deverá ser apresentado ao monitor no embarque.
Para a confecção da credencial é necessário comparecer ao guichê da Viação Itupeva, munido com cópia do comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone do último trimestre), Certidão de Nascimento ou RG do aluno. Além disso, o estudante, acompanhado por seus pais ou responsáveis, deverá comparecer com a ficha carimbada pela gestão da unidade escolar, a fim de capturar a imagem do mesmo, para emissão do cadastro e credencial escolar 2020, que será disponibilizado no prazo de 15 dias.
Recomendações – Ainda como orientação aos estudantes, a empresa alerta que o documento não deve ser emprestado ou comercializado; a carteirinha é mais uma garantia de segurança para as famílias, pois evitará o uso do transporte por pessoas que não são estudantes. Em caso de perda ou extravio, uma segunda via da credencial deverá ser emitida.
Capacitação – Na última quarta-feira, 29 de janeiro, monitores que atuarão no Transporte Escolar Gratuito participaram de uma capacitação na EMEF Victória Cômodo Raymundo Fernandes, no Jardim Alegria.