Vereadores são empossados e Edicarlos Candiani é eleito novo presidente da Câmara
Nesta sexta-feira (01/01), em cerimônia realizada no Plenário da Câmara Municipal, foram empossados os 13 vereadores eleitos para a 14ª Legislatura do Município, além do prefeito reeleito Marcão Marchi e do vice-prefeito Alexandre Mustafa.
Por conta da pandemia, o evento foi realizado sem a presença física do público e transmitido ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube (www.youtube.com/itupevaaovivo), onde fica disponível.
Conduzida pelo vereador mais votado na eleição, Everaldo Moreira de Freitas (Primo do Hortênsias), assinaram o compromisso regimental na cerimônia os vereadores reeleitos Ana Paula Marciano, Angelin Lorenção, Edicarlos Candiani Luna, Ezequiel Alves de Oliveira, Jota Júnior e Márcio Gallo; além dos vereadores eleitos para o primeiro mandato, César Farali, Drª Cícera Zanata, Eduardo Custódio (Duzinho), Eliana Borges (que substitui Salvado Philomeno, falecido no dia 11 de dezembro), Isaque Messias e Lucas Fumacinha. Prefeito e vice-prefeito também prestaram o compromisso solene de posse.
Os vereadores ainda respeitaram um minuto de silêncio antes da sessão, em respeito à memória de Salvador Philomeno, que faleceu devido à complicações do Covid-19 depois de 44 anos como vereador no município e reeleito para aquela que seria sua 11ª legislatura.
Edicarlos é eleito o presidente
Após a cerimônia de posse, ainda sob condução do vereador Everaldo, foi realizada a primeira sessão extraordinária do ano, para eleger a Mesa Diretora para o primeiro biênio (2021-2022).
Com 9 votos, Edicarlos Candiani foi eleito para presidir a Casa no período. “Queria agradecer não somente os vereadores que votaram em mim, mas todos os vereadores desta Casa. A Câmara não é composta de presidente somente, ela é composta por 13 vereadores e eu gostaria de deixar claro e registrado que, a partir deste momento, eu represento a Câmara Municipal de Itupeva e todos os vereadores, independente de sigla partidária ou voto em mim. Vou me comprometer a um mandato limpo e transparente, com a participação dos vereadores, que é o ensejo de todos, porque não temos nada a esconder. O gabinete da presidência estará de portas abertas para todos os vereadores e funcionários, além de toda a população de Itupeva. Me sinto feliz por mais uma vez estar à frente da Mesa Diretora da Casa”, agradeceu o novo presidente, que assume a função pela segunda vez (Edicarlos presidiu a Câmara no biênio 2013-2014).
Também com 9 votos cada, foram eleitos para completar a Mesa Diretora: Jota Júnior como vice-presidente, Ana Paula Marciano como 1ª Secretária e César Farali como 2º Secretário.
Como votaram os vereadores – Votaram a favor dos eleitos os vereadores: Ana Paula Marciano, Angelin, César Farali, Edicarlos, Duzinho, Eliana, Primo, Jota Júnior e Márcio Gallo.
Isaque recebeu dois votos para presidente (o próprio e da Drª Cícera), enquanto que Ezequiel e Lucas votaram em si mesmos. Para vice-presidente, os quatro vereadores votaram em si mesmos. Para os cargos de secretário, Drª Cícera e Isaque se abstiveram. Lucas e Ezequiel votaram em si mesmos.
Angelin Lorenção é eleito para presidente do segundo biênio
Em seguida, já sob condução da Mesa Diretora eleita, os vereadores elegeram a Mesa Diretora para o segundo biênio da 14ª Legislatura (2023-2024). Com 10 votos, Angelin Lorenção foi eleito presidente, enquanto que, com 9 votos cada, foram eleitos Ana Paula Marciano para vice-presidente, Edicarlos para 1º Secretário e Jota Júnior para 2º Secretário.
“Ainda tenho muito que aprender e vou aprender mais um pouco nestes primeiros dois anos e prometo, no segundo biênio de nosso mandato, independente de como votou cada vereador, também estar com meu gabinete aberto. Entendo que atendendo a cada vereador dentro do meu gabinete, estarei atendendo aproximadamente 70 mil pessoas da nossa cidade. Não poderei deixar de atender a cada um para que tudo que venha dentro desta Casa seja benéfico à nossa cidade. Muito obrigado pela confiança e tenho certeza que ao final do nossos mandatos, os senhores não vão se arrepender do voto”, agradeceu Angelin.
Como votaram os vereadores – Votaram a favor de Angelin os vereadores: Ana Paula Marciano, Angelin, César Farali, Edicarlos, Duzinho, Eliana, Ezequiel Primo, Jota Júnior e Márcio Gallo. Drª Cícera recebeu dois votos para presidente (o próprio e de Isaque), enquanto que Lucas votou em si mesmo.
Os demais membros da Mesa foram eleitos com 9 votos cada. Para vice-presidente, foram exceção de Ezequiel, Drª Cícera, Isaque e Lucas, que votaram em si mesmos. Para os cargos de secretário, Drª Cícera e Isaque se abstiveram. Lucas e Ezequiel votaram em si mesmos.