Vem aí a Semana Mundial do Brincar em Itupeva
A Prefeitura de Itupeva realiza entre os dias 27 e 31 de maio a Semana Mundial do Brincar, voltada às crianças de 0 a 6 anos. A organização é das secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde. Amparado pelo Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, o tema deste ano será “Brincar como território de convivência das diferenças”.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Fabio José de Andrade, a Semana Mundial do Brincar incentiva a aproximação da família com a criança. “Trata-se de ações de interação que envolvem pais, mães, avós e responsáveis, resgatando brincadeiras educativas, fortalecendo à socialização da criança nesta fase da Primeira Infância, que abrange a faixa etária de 0 a 6 anos”, diz.
A Semana Mundial do Brincar contará com brincadeiras de movimento, corpo, mente, agitação, quietude, arte, imitações, cultura e manipulação. O evento tem como objetivo contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância do brincar e o respeito por esta ação.
Educação
A programação do evento terá abrangência nas 12 unidades de creche da cidade e segundo a supervisora de Educação e articuladora municipal do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Katia Bossonaro, a Semana Mundial do Brincar será uma ocasião de mobilização da sociedade. “Demonstrando a importância do brincar livre, incentivando o desenvolvimento da criança, possibilitando o seu desenvolvimento, vivenciando a criatividade e imaginação”, explica.
A equipe da Secretaria Municipal de Educação levará brincadeiras para as creches ao longo da semana. Entre elas: cama de gato, cabra cega, brincadeira de empilhar, dança com balões, dança maluca e tapete sensorial. “A programação terá duração de uma hora em cada unidade. O evento na cidade será importante, pois proporcionará inúmeros benefícios ao longo da Primeira Infância, estreitando laços entre adultos e crianças”, afirma a coordenadora especial de Educação, Graciela Araujo de Moraes.
Desenvolvimento Social
A Secretaria de Desenvolvimento Social também preparou uma programação com brincadeiras e brinquedos que passaram de geração em geração, relembrando várias origens e que participaram de etapas do desenvolvimento do país.
Serão resgatadas brincadeiras das diferentes regiões do país e que sofreram influências culturais diversas. Desta forma, além do momento de ludicidade e o estreitamento dos vínculos das crianças com seus pares e familiares, colocar em evidência os aspectos e diferenças culturais e toda diversidade existente em nosso País.
Saúde
Diversas atividades também vão acontecer nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família. Entre as atividades programadas estão oficina de origami, brincadeiras que trabalham as diferenças através das brincadeiras antigas, futebol, pintura facial, brincadeiras entre pais e filhos com orientação da psicóloga e dinâmica em grupo baseado no livro Meninos de todas as cores.
Confira o cronograma:
Segunda-feira (27)
Às 8h30: Creche Nossa Senhora de Lourdes (Santa Fé)
Das 8h30 às 14h: PSF Quilombo
Às 9h20: PSF Rio das Pedras
Às 10 horas: Creche Iolanda (Santa Fé)
Às 14 horas: Creche Neide Maria (Pacaembu)
Das 9h às 15h: atividades no CRAS Central e no CRAS Hortênsia
Terça-feira (28)
Às 8h30: Creche Nova Monte Serrat (Monte Serrat)
Às 10 horas: Creche Virgínia (Monte Serrat)
Às 14 horas: Creche Guanabara (Jardim São Vicente)
Das 9h às 15h: atividades no CRAS Central e no CRAS Hortênsia
Quarta-feira (29)
Às 8h30: Creche Parque das Hortênsias (Parque das Hortênsias)
Às 9h: USF Parque das Hortênsias
Às 9h30: Oficina Construindo Brinquedos com Materiais recicláveis no CRAS Central
Às 10 horas: Creche Marisa (Parque das Hortênsias)
Às 14 horas: Creche São Roque da Chave (Chave)
Das 9h às 15h: atividades no CRAS Central e no CRAS Hortênsia
Quinta-feira (30)
Às 8h30: Creche Catarina (Vila São João)
Às 9h30: Oficina Construindo Brinquedos com Materiais recicláveis no CRAS Central
Às 10h: UBS Medeiros
Às 10 horas: Creche Calabró (Chave)
Às 14 horas: Creche Iracema (Jardim São Vicente)
Sexta-feira (31)
Das 9h às 15h: atividades no CRAS Central e no CRAS Hortênsia
Às 9h: PSF Santa Elisa