•  terça-feira, 03 de dezembro de 2024

Melhor medida de prevenção é combater os focos de acúmulo de água parada

Unidade de Vigilância de Zoonoses realiza ações de conscientização sobre a dengue

Número de casos da doença aumenta principalmente durante o verão e época de chuvas

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Para se reproduzir, o mosquito fêmea deposita seus ovos em água parada. O número de casos da doença aumenta principalmente durante o verão e época de chuvas, devido ao clima quente e úmido. Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dores musculares, mal-estar, perda de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.

A melhor medida de prevenção é combater os focos de acúmulo de água parada, para isso é necessário manter caixas d’água tampadas, colocar areia nos pratos de vasos de plantas, lavar regularmente a vasilha de água do seu animal de estimação, colocar água sanitária nos ralos a cada 15 dias, entre outros. Os moradores também podem jogar sabão em pó e água sanitária em poças d’água que possam aparecer em suas residências para evitar o aparecimento de larvas.

Além disso, os cuidados com piscinas e calhas devem ser intensificados. A limpeza das piscinas deve ser redobrada, deve-se aplicar cloro semanalmente, cobri-la quando não está sendo utilizada. Calhas devem ser limpas, folhas, galhos e outras sujeiras que possam causar obstruções devem ser retiradas para que a água possa fluir sem obstruções.

“O mosquito se prolifera na água parada, então é preciso ficarmos atentos e nos livrarmos de qualquer possível foco de água parada. Temos que redobrar os cuidados que sempre tivemos, principalmente nessa época do ano”, disse a coordenadora da UVZ, Gilmara Breda.

Ler Anterior

Obras na Marginal do Rio Jundiaí são iniciadas no lado direito da via

Ler Próxima

Atenção: estudantes técnicos e universitários podem solicitar auxílio viagem até o dia 25/02