•  quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Setembro Azul: Câmara terá palestra sobre luta do direito das pessoas surdas na quinta, 19

Na próxima quinta-feira (19), a Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo, promove uma palestra sobre a Luta do Direito das Pessoas Surdas, com a professora e tradutora de Libras Sandra Batistela, a partir das 19h.

Além da palestra da professora Sandra, que atualmente ministra um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) gratuito na Câmara, o evento também vai contar com a apresentação do Coral Multiplicadores de Libras de Cabreúva.

A ação é realizada como parte do Setembro Azul, mês escolhido pela comunidade surda para chamar a atenção para os direitos e necessidades dessas pessoas, por ser mundialmente comemorativo, já que conta com várias datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas, como o Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 (Lei nº Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008), data em que, em 1857, foi fundada no Brasil a primeira escola de surdos no Rio de Janeiro, hoje conhecido como INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos.

Neste mês, também é celebrado o Dia Internacional do Surdo e o Dia do Profissional Tradutor, ambos em 30 de setembro.

O mês ainda guarda uma memória triste, no período entre 6 e 11 de setembro, em que um Congresso Realizado em Milão, na Itália, em 1880, proibiu o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos.

A cor azul foi escolhida também com base em um acontecimento triste. Na Segunda Guerra Mundial, o regime nazista de Hitler identificava pessoas com deficiência com fitas azuis, para destacar que elas não pertenciam à “raça pura”. Com o tempo, os surdos transformaram esse fato lamentável em símbolo de resistência. Atualmente, o azul representa a luta por representatividade e o orgulho da comunidade surda e de pessoas com deficiência.

A entrada para a palestra é gratuita e a Câmara fica na Rod. Vice-prefeito Hermenegildo Tonolli, 725.

Ler Anterior

Feira de Profissões Unoeste recebeu mais de 8 mil visitantes

Ler Próxima

Pesquisa revela que 76% dos consumidores compram serviços por causa de influenciadores digitais.