•  sábado, 23 de novembro de 2024

Projeto que valoriza os direitos da criança e do adolescente é implantado em Itupeva

A Prefeitura de Itupeva promoveu na manhã desta terça-feira, 26 de novembro, no Centro de Convivência do Idoso – Antonio de Freitas Oliveira, um seminário que marcou a abertura do Projeto “A Efetivação dos Direitos Fundamentais da Infância – Aprender, Brincar, Comer e Dormir”.

O importante projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itupeva, o CEDECA – Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Limeira, a Fuchs Gewurge do Brasil e a ‘Terre des Hommes’, que é uma Organização internacional de proteção humanitária com a missão de promover, garantir e defender os direitos da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade e que além do Brasil mantém também atuação no Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Holanda, Suíça, Espanha e Síria.

Essa parceria tem como norte a defesa do tempo da infância em suas questões mais essenciais, com o objetivo de formar e colaborar com o debate sobre direitos de crianças e adolescentes do município e fomentar espaços para a construção de uma infância e juventude fortalecidas em 4 pilares: aprender, brincar, comer e dormir.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito, Marcão Marchi, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Aline de Melo Alves, o CEO da empresa Fuchs Gewurze do Brasil, Ernesto Thomé e a assistente social e coordenadora do Projeto do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Limeira – CEDECA), Mariana Peres, bem como, Letícia Zero, coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança pela Infância no Brasil e Paola Damaris Perino, nutricionista, coordenadora colegiada do CEDECA e especialista em gestão pública.

De acordo com o prefeito Marcão Marchi, o projeto em questão é muito importante para Itupeva.

“Uma das grandes dificuldades que enfrentamos no início de nosso governo foi trazer novamente a confiança dos empresários e com o tempo conseguimos retomar a credibilidade. E hoje vemos empresas, como a Fuchs, que colaboram com as ações no município. Com uma equipe qualificada e com um trabalho sério e técnico a nossa população vem tendo retorno, assim como as empresas.  Quero agradecer ao Ernesto, em nome da Fuchs Gerwurge, que escolheu o nosso município para fazer esse investimento, que certamente será muito importante para as nossas crianças e nossos adolescentes”, disse o prefeito Marcão Marchi.

Por sua vez, Mariana Peres, assistente social e coordenadora do Projeto do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Limeira – CEDECA, ressaltou que nos 6 primeiros meses serão percorridos os bairros do município, com estudo para a devida aplicação do projeto que foca sempre os pilares citados acima, com prioridade inicial os bairros Monte Serrat, Rio das Pedras e Quilombo. “Vamos somar o nosso trabalho com tudo que o município já vem fazendo em benefício das crianças e adolescentes. A ideia é formar multiplicadores usando o modelo aplicado com os mesmos adolescentes, que possam replicar e ampliar o raio de ação”, disse.

Ernesto Thomé disse que a Fuchs Gewurze se sente honrada em integrar essa importante parceria com o CEDECA e com a Prefeitura de Itupeva. “A Fuchs está em Itupeva desde 1990 e atualmente emprega 119 funcionários, sendo a grande maioria moradores da cidade. Além de trazer emprego para o município, agora temos a grata satisfação em poder contribuir também com a educação das crianças de Itupeva”, disse.

Por fim, a secretária de Desenvolvimento Social, Aline de Melo Alves, agradeceu ao CEDECA e também à Fuchs, empresa que escolheu Itupeva para a implantação deste projeto, por meio da Organização Terre des Hommes.  “Tenham certeza que essa parceria vai trazer muitos benefícios parar as nossas crianças”, afirma.

Quem também esteve presente neste evento foi o secretário de Educação, Fábio José de Andrade, assim como servidores públicos da Educação, da Assistência Social e da Saúde, além de conselheiros tutelares.

Ler Anterior

Estreia da peça “Buuu… a Hora do Susto” lota Cultura de Jordanésia em Cajamar

Ler Próxima

Paço Municipal recebe segundo ciclo da exposição de trabalhos do programa “A União Faz a Vida” em Itupeva