Projeto Karatê nas Escolas de Itupeva
O projeto é realizado em 9 unidades escolares, de maneira gratuita, para cerca de 250 alunos da Rede Municipal de Ensino, no contra turno escolar e atende estudantes com idade entre 5 e 12 anos. Com o objetivo de promover o esporte e a educação, o Projeto Karatê é uma parceria entre as duas secretarias municipais de Esportes e Educação.
Na prática, o professor Hélio Gomes de Souza é quem ministra as aulas, onde ensina princípios da modalidade, além de transmitir um metodologia de educação integral, desenvolvendo agilidade, percepção, raciocínio rápido e correto, boa postura, concentração, responsabilidade, liderança, força de vontade, determinação e respeito e mútuo, socialização, prevenção, manutenção da saúde, estabilidade emocional, independência e autoconfiança.
‘’ O esporte tem tudo a ver com saúde, diversão, mas acima de tudo contribui diretamente para a formação dos nossos estudantes, sendo ensinado em nossas escolas’’, afirma o prefeito Marcão Marchi que incentiva esse projeto em Itupeva.
Fabio José de Andrade, o secretário de Educação diz que o Projeto Karatê nas Escolas tem proporcionado resultados satisfatórios, como a diminuição de evasão escolar. “Além disso, o projeto visa à integração social e entre os alunos”, explica.
Até o fim deste semestre, o Projeto Karatê nas Escolas será ampliado, atendendo todas as unidades do Ensino Fundamental, por meio da entrada de um novo professor da modalidade.
Imagem: Prefeitura de Itupeva