Katherine Castello Bertolini conduziu a roda de conversa realizada na tarde desta quinta-feira (11)
Projeto ‘Conversa de Meninas’ segue ativo na Rede Municipal de Ensino
Trabalho de conscientização foi ampliado em todas as unidades escolares municipais
O encontro em questão foi conduzido pela supervisora escolar, Katherine Castello Bertolini e equipe gestora da unidade escolar. “Durante a roda de conversa dialogamos sobre assuntos referentes às transformações no corpo das meninas, bem como o início do ciclo menstrual”, detalhou.
O propósito desta roda de conversa é conscientizar e informar às meninas sobre a importância da higiene pessoal, além de oferecer, ao final de cada encontro, um kit para carregar em suas mochilas, composto por uma necessaire e dois absorventes. “Esse trabalho de conscientização foi iniciado na Cemeb José de Oliveira e está sendo ampliado em todas as unidades escolares do município”, explicou.
Esses encontros atendem a uma demanda atual, no combate à prevenção e fim da ‘pobreza menstrual’, termo caracterizado pela falta de infraestrutura, recursos e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação.
A Organização das Nações Unidas (ONU) considera o acesso à higiene menstrual um direito, que deve ser tratado como uma questão de saúde pública.
“Tratar de questões referentes à saúde dos alunos é sempre um tema importante a ser abordado no ambiente escolar. Portanto, esse projeto tem como maior objetivo a busca de uma melhor qualidade de vida para as alunas das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino”, afirmou o secretário de Educação, Fábio José de Andrade.
Presente na Cemeb Maria Stela Sales Izzo, a mãe da aluna, Vitória, de 10 anos, Daiane Barreto Santos, considerou essa iniciativa muito importante. “Afinal, a informação é sempre válida, pois muitas alunas estão em fase de transformação do corpo e essa palestra agrega conhecimento, principalmente sobre a questão da higiene pessoal durante o período do ciclo menstrual”, disse.
Projeto tem como objetivo a busca de uma melhor qualidade de vida para as alunas das unidades escolares