Prefeitura de Itupeva participa de evento sobre políticas públicas na defesa dos direitos da criança e do adolescente
Representando o prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Ribeiro Mustafa compareceu na manhã desta segunda-feira (20), ao encontro promovido pelo bispo diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, com a presença dos deputados estaduais, Alexandre Pereira, Rafa Zimbaldi e Elvis Leonardo Cezar, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais autoridades políticas dos municípios que compõem a Diocese de Jundiaí.
De acordo com o secretário de Governo, Alexandre Ribeiro Mustafa, a ocasião foi pertinente para tratar sobre o tema na esfera regional. “O evento foi muito importante, gerando ideias, sugestões, visando iniciativas práticas em prol das crianças e adolescentes, principalmente daquelas que vivem em situações de vulnerabilidade social”, destaca.
Segundo o bispo diocesano, Dom Vicente Costa, o evento abordou o quanto é fundamental às crianças e adolescentes receberem uma atenção prioritária. “Por isso, reunimos representantes do Poder Público e das entidades sociais para debater sobre o tema, a fim de melhorar a assistência ao público em questão, principalmente aos mais necessitados”, diz.
A assistente social e consultora em Políticas Públicas para crianças e adolescentes, Sonia Maria Bonfanti Gonçalves foi a responsável por ministrar a palestra ao público presente, dimensionando o olhar, ressaltando a importância de direitos assegurados por lei para crianças e adolescentes, a fim de que, de uma certa forma, sejam compartilhados e, principalmente, vistos como um dever de todos. “Neste sentido tratamos sobre a erradicação de situações de violência, discriminações, explorações, opressões e crueldade quanto ao público alvo”, afirma.
Por sua vez, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente em Itupeva, Priscila Ferreira salientou que a discussão deste tema foi extremamente válida. “Tendo em vista que, diversos municípios estão desatualizados em relação ao Conselho Tutelar, com propósito de inserir novas normas e leis nas Câmaras Municipais, visando à eleição de conselheiros capacitados para atuarem com as crianças e adolescentes”, comenta.
Prefeitura de Itupeva