Prefeitura de Itupeva aborda pessoas em situação de rua
Na última quinta (30), ao todo 15 pessoas foram atendidas, com o objetivo de garantir direitos, trazer dignidade e reinserir as pessoas em situação de rua na sociedade, a Prefeitura está realizando uma série de abordagens de rotina. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
A atitude da última quinta (30) foi feita pelos integrantes do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Letícia de Assis Araújo (Educadora Social) e Henrique Peron (Assistente Social). Além do atendimento, eles também realizam a entrega dos kits de higiene e cobertor.
O prefeito Marcão Marchi diz “Nós temos que garantir os direitos dessas pessoas vulneráveis e fazer de tudo para que elas voltem ao mercado de trabalho, tenham acesso aos serviços de saúde e higiene pessoal. Por conta disso as visitas são rotineiras e nós acompanhamos caso a caso”.
As abordagens começaram na Rodoviária e seguiram por outros pontos com mais concentração dessas pessoas que moram na rua, como a Praça da Paz, na região da Praça da Bíblia, Parque da Cidade e nas proximidades da loja Codarin. São atendidas pessoas em situação de rua que são dependentes químicos, ou não.
“Realizamos esse serviço de abordagem social para garantir os direitos dentro da Política de Assistência Social, oferecendo todos os serviços. Inclusive, nessas abordagens falamos sobre a possibilidade do acesso ao serviço de acolhimento (abrigo) conveniado com a Prefeitura”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves.
Além disto, a Prefeitura também mantém o programa Ciranda de Rua, criado em 2017. Todas às quartas-feiras pela manhã a profissional Beatriz Esteves realiza uma Dança Circular.
Os encontros acontecem na Praça da Paz (antiga Praça da Bíblia), localizada no bairro Parque Amarylis reunindo a população em situação de rua e a população em geral.