Prefeitura alerta população sobre queimadas nesse período de estiagem em Itupeva
O período de estiagem requer atenção redobrada por parte da Prefeitura de Itupeva que, anualmente, alerta a população a respeito do aumento de risco de queimadas e de incêndios.
Já as queimadas urbanas, consideradas por muitos, pequenas e insignificantes, prejudicam o Meio Ambiente, e interferem na saúde da população, dificultando a respiração, causando mal-estar, enjoos e dores de cabeça, entre outros danos.
Assim como no ano passado, nesse período já foram registrados focos de incêndios em área urbana e em propriedades rurais às margens das ruas, exigindo esforços de diversos órgãos para a contenção.
A prática de queimada – que trata de incêndios em vegetações nativas – é considerada crime pela Lei de Crimes Ambientais, de número 9.605.
Já a prática de queimada urbana – aquelas pequenas que são intencionais e acontecem no interior das chácaras ou em restos de poda e outros materiais descartados irregularmente – é caracterizada como infração pela Lei Municipal, de número 2.100/2017.
Em todo o ano de 2019, a Prefeitura registrou 87 solicitações para verificação de queimadas. No período de estiagem que, compreende os meses de maio a agosto, foram 64 reclamações.
Para denunciar este tipo de ação, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal pelo telefone 156 ou através do número de WhatsApp (11) 4496-2688.
“A população como um todo deve abraçar esta causa socioambiental. É necessário dar um basta neste tipo de atitude criminosa, pois o futuro ambiental do nosso planeta está em jogo, assim como o da cidade e das futuras gerações”, comentou Renato Gonçalves, secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.