Chefe do Executivo Municipal cumprimenta o governador Rodrigo Garcia
Prefeito prestigia inauguração do Instituto de Cabeça e Pescoço da Unicamp
Marcão Marchi acompanha solenidade com a presença do governador Rodrigo Garcia
A solenidade foi muito importante, reunindo autoridades da região, considerando que a população contará com uma nova unidade hospitalar dentro da rede pública na Unicamp.
O chefe do Executivo Municipal ressaltou que ficou impressionado com tamanha estrutura desta unidade hospitalar e destacou que esta novidade beneficiará a região. “Essa é uma conquista para os todos os municípios que estão próximos de Campinas, sobretudo da população, que poderá usufruir de um equipamento de saúde moderno, com tecnologia e estruturado para oferecer atendimento em diversas áreas. O Governo do Estado e a Unicamp estão de parabéns por essa grande iniciativa”, afirmou Marcão Marchi.
O governador Rodrigo Garcia, salientou que a inauguração desta manhã tem um grande significado para a área da saúde. “Trata-se de uma grande conquista para a saúde pública não só aqui de Campinas, mas de São Paulo e do Brasil. A população vai ter milhares de exames, com consultas sendo realizados todos os anos aqui nesse novo Instituto e a oportunidade de mais de 4 mil cirurgias de cabeça e pescoço sendo realizadas também neste local”, disse.
Sobre o novo espaço – O Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço terá capacidade para realizar 200 mil atendimentos e 4 mil cirurgias por ano, em um sistema híbrido, com 70% dos atendimentos voltados para o SUS (Sistema Único de Saúde) e 30% para o público privado. Trata-se do instituto mais moderno e especializado deste segmento.
Esta unidade atuará sem fins lucrativos, será o maior complexo em atendimento, cirurgia, ensino e pesquisa da área. Oferecerá tratamento multidisciplinar, procedimentos modernos e cirurgias de alta complexidade, com métodos pouco invasivos, para pacientes com câncer e doenças do trato respiratório, nariz, ouvido e garganta.
Será o principal centro médico-hospitalar para uma população de 7 milhões de habitantes das 90 cidades próximas à Campinas.
O instituto também se posiciona como um dos principais centros de treinamento e capacitação de excelência na área de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Continente e a ideia é capacitar médicos em procedimentos capazes de oferecer o melhor do padrão internacional em assistência médica.
Os atendimentos serão para pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Vagas e Ofertas e Serviços de Saúde (Cross). O Governo do Estado vai repassar R$ 12 milhões para a Unicamp para custeio do instituto.
“A nova unidade será uma referência na América Latina, trazendo inovação para o atendimento da população e ainda colaborando na formação de especialistas e no desenvolvimento de pesquisas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.
Hospital-escola receberá estudantes – Serão aproximadamente 130 estudantes de medicina e fonoaudiologia da Unicamp, além de residentes de todas as partes do Brasil. O instituto conta com um Laboratório de Genômica e se dedicará a duas linhas: genética da surdez e a de cânceres de cabeça e de pescoço.
O instituto inicia suas atividades com um centro de referência em procedimentos de alta complexidade, uma vez que foi idealizado pela Divisão de otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Unicamp, pioneira na cirurgia do câncer de laringe por método minimamente invasivo e na reabilitação vocal por próteses fonatórias.
Instituto em números
. 200 mil consultas médicas/ano
. 88.668 exames de apoio diagnóstico/ano
. 4.320 cirurgias de portes variados/ano
. 7.000 m² de construção, em terreno 11.000 m² localizado na Cidade Universitária
. 30 consultórios médicos e para terapias complementares
. 18 estações de treinamento em cirurgias videoendoscópicas e microcirurgias
. 4 salas de cirurgias
. 10 salas de procedimentos especializados
. 3 consultórios odontológicos
. 3 auditórios modulares com capacidade para 220 pessoas
. 15 quartos para internação
Saiba mais – Os investimentos de R$ 33 milhões para a construção do Instituto de Otorrino, Cabeça e Pescoço da Unicamp vieram de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), realizado pelo Ministério do Trabalho com as empresas Shell e Basf.
7.000 m² de construção, em terreno 11.000 m² localizado na Cidade Universitária
Autoridades conhecem as instalações e dependências do Instituto de Cabeça e Pescoço da Unicamp
Marcão Marchi e demais autoridades ao lado do secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn
Deputado estadual, Adalberto Freitas e o prefeito Marcão Marchi, durante o evento em Campinas