Palestra na Câmara tratou de dependência tecnológica com alunos da Escola José de Anchieta
Na sexta-feira (7), por meio da Escola do Legislativo, a Câmara Municipal promoveu mais uma palestra com tema bastante relevante para a atualidade: Dependência Tecnológica, com a psicóloga Carolina Thans Bartolomeu.
A palestra foi ministrada de manhã e à noite para alunos e professores da Escola Estadual Padre José de Anchieta, que foram recebidos no plenário pela presidente da Casa, vereadora Tatiana Salles. Também estiveram presentes os vereadores Ezequiel Alves e Márcio Gallo.
Carolina tratou de assuntos como o vício em aparelhos tecnológicos, principalmente nos smartphones e videogames, que vêm crescendo nos últimos anos e são mais comuns e preocupantes também entre os adolescentes. “A tecnologia é boa, todo mundo usa, não precisa deixar de fazer as coisas, parar de utilizar, mas precisa ser com consciência e equilíbrio e também fazer outras atividades”, apontou.
Outro assunto que teve bastante destaque foi a utilização das redes sociais que, além do caráter viciante, também podem resultar em casos de ansiedade, depressão, entre outros problemas psicológicos. “A gente não precisa depender da aprovação dos outros para ser feliz”, apontou a psicóloga, abordando ainda temas como o cyberbullying, a privacidade na rede, e indicando formas de se prevenir, denunciar e buscar ajuda.
O professor de matemática, Luciano Fraga, aproveitou para reforçar a discussão na palestra: “Gosto muito de jogar videogame, como vários aqui, mas tem que ter limites, senão você se perde. Tanto é que a Organização Mundial de Saúde já reconhece como uma doença o vício. A culpa é do videogame? Não, é do uso exagerado da tecnologia. E não somente o videogame, mas principalmente as redes sociais, que o pessoal muitas vezes fica preso e nem percebe que um colega está precisando de uma palavra”, destacou.