•  sábado, 23 de novembro de 2024
Ministério da Saúde repassa menos doses da BCG e vacinação será feita com agendamento em Itupeva

Ministério da Saúde repassa menos doses da BCG e vacinação será feita com agendamento em Itupeva

A Prefeitura de Itupeva informa à população que, a partir de agora, a vacina BCG em crianças será aplicada com agendamento. Essa medida se faz necessária até que a situação se normalize e o Ministério da Saúde volte a repassar a quantidade ideal de vacina ao município.

“O Ministério da Saúde é o responsável por comprar as vacinas e distribuir aos estados. Mas o que está acontecendo é que estamos recebendo a quantidade reduzida. O frasco da BCG tem capacidade para vacinar até 10 crianças e com esses agendamentos, vamos otimizar melhor a vacinação”, disse Lúcia Checchinato, secretária de Saúde.

O responsável pela imunização nesta região é o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas. Segundo informações do órgão, foram solicitadas ao Ministério da Saúde 40 mil doses. Mas, foram entregues 5 mil doses, para suprir a demanda de 42 municípios da Regional de Campinas.

Agendamentos – Por conta deste desabastecimento, a vacinação em Itupeva será centralizada na Unidade de Saúde Central, que está localizada ao lado do Ginásio de Esportes Dorival Raymundo. O agendamento será feito através da Unidade de Saúde de referência da residência da criança.

A vacina – O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde recomenda atualmente a vacinação universal das crianças logo nos primeiros dias de vida do recém-nascido, em dose única.

Ler Anterior

Clínica da Família de Jundiaí é único em Atenção Básica a levar prêmio nacional

Ler Próxima

Descontos indevidos em benefícios do INSS