Mês da Consciência Negra: 2° Campeonato de Capoeira é realizado em Itupeva
Como parte da programação especial do mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Cultura, promoveu neste domingo, 10 de novembro, o 2° Campeonato de Capoeira, realizado na Chácara do Abobrinha.
A secretária municipal de Agricultura, Turismo e Cultura, Valdirene Pavan demonstrou sua alegria em organizar o 2° Campeonato de Capoeira em Itupeva. “Este evento representa a importância da Capoeira na cultura brasileira. Além do que, contribui para a propagação deste jogo, já que a cidade conta com muitos adeptos”, afirma.
Quem também participou do evento foi o secretário municipal de Esportes e Lazer, Robinson Toledo, que enfatizou a criação do campeonato, promovido pela atual gestão, “reconhecendo toda importância do lado esportivo, cultural e histórico da Capoeira, sendo um esporte genuinamente brasileiro”, ressalta.
Sobre a competição – As disputas foram divididas nas seguintes modalidades: Individual, Jogo de Duplas e Regional (categoria 1 – até 78,5 quilos e categoria 2 – acima de 78,51 quilos), contando com arbitragem da Federação Paulista de Capoeira.
Na categoria Individual, o 1° lugar ficou com Robson Soares da Silva, o 2° lugar com Kelvin Rodrigo Souza e o 3° lugar com Miguel Barbosa Carneiro.
Já no Jogo de Duplas, o 1° lugar foi conquistado por Adriano das Neves Santana e Bruno Ricardo G. de França, o 2° lugar para Robson Soares da Silva e Denes Tiago Soares e o 3° lugar para Antônio Paulo de Lima e Rogério Evaristo da Costa.
Na modalidade Regional, categoria 1 – até 78,5 quilos, o título ficou com o atleta, Bruno Ricardo Galvão de França, seguido por Robson Soares da Silva e Adriano das Neves Santana.
Ainda na modalidade Regional, porém, aa categoria 2 – acima de 78,51 quilos, o 1° lugar foi para Edson Alves Schimit, o 2° lugar para Miguel Barbosa Carneiro e o 3° lugar para Marcos Eduardo Ribeiro.
Opinião dos participantes – Presente no 2° Campeonato de Capoeira, o mestre e professor da Casa da Cultura de Itupeva, Vanderlei Henrique de Castro, o conhecido Torão, aprovou a realização deste evento na cidade. “Trata-se de um evento que incentiva à cultura, o esporte, promovendo uma verdadeira reunião de atletas de Itupeva e das demais cidades da região”, disse.
Seguindo o mesmo raciocínio, a capoeirista, Luciana Souza Maia também gostou bastante da competição. “Afinal, este encontro promoveu a arte brasileira, unindo atletas de diversos municípios da região”, comenta.
O contramestre de Capoeira, Antônio Paulo de Lima (Aranha) também ficou muito feliz com este campeonato em Itupeva. “Reforçando a união do esporte e do povo brasileiro, em prol da cultura e da nossa arte”, enfatiza.
Saiba mais – O evento deste domingo foi abrilhantado pela presença da Miss Simpatia, Thaís Bezerra e também pela Miss Beleza Negra, Jéssica Carvalho.
Programação especial – No dia 20 de novembro, a partir das 19 horas, está programada uma Roda de Capoeira no Parque da Cidade, próximo à área onde estará montada a Feira Livre.
O encerramento do “Mês da Consciência Negra” acontecerá no dia 30 de novembro, às 18 horas, também no Parque da Cidade, com atrações das Oficinas da Casa da Cultura.