Fiéis vão poder receber a eucaristia no corpus christi em Itupeva
Todas as medidas de prevenção aplicadas na pandemia deverão ser tomadas pelas igrejas católicas; Diocese divulga protocolos
As 66 paróquias de 11 municípios da região abrangida pela Diocese de Jundiaí vão poder oferecer a Eucaristia aos fiéis, após as celebrações do Corpus Christi, na próxima quinta (11). A divulgação desta novidade para os católicos foi feita pelo bispo diocesano dom Vicente Costa, nesta segunda (8). Sobre as missas presenciais, cada paróquia ficou responsável de definir com o seu conselho qual estrutura irá adotar. Todas as medidas preventivas para evitar a disseminação da Covid19 terão de ser tomadas.
Quando as hóstias chegarem às mãos dos católicos, será o fim de um período de 84 dias sem o sacramento. Desde o dia 19 de março, quando o bispo decretou a suspensão das missas na região de Jundiaí, a comunhão foi feita apenas de forma espiritual, durante as celebrações on-line.
Para que isso possa finalmente acontecer, todas as igrejas deverão respeitar as regras de distanciamento mínimo, oferecer álcool em gel na entrada e não permitir em hipótese alguma que as pessoas permaneçam no local. Tudo isso deverá ser feito num período de até duas horas após a celebração do Corpus Christi. Quem estiver sem máscara não poderá receber a Eucaristia. Os idosos e os doentes crônicos que fazem parte do grupo de risco serão orientados a não se dirigirem às igrejas.
Na Paróquia São João Bosco, no Eloy Chaves, em Jundiaí, o protocolo será seguido à risca. Um vídeo com orientações de como a hóstia consagrada será distribuída e artes com informações fazem parte do arsenal de comunicação empregado para deixar os paroquianos atentos às recomendações.
“Tudo é muito novo para nós. Precisamos aprender a nos adaptar. Faremos tudo procurando ao máximo ter muita responsabilidade para vivermos este retorno que deverá acontecer de maneira gradual”, destacou padre Michael Henrique, pároco do Eloy Chaves. Além da São João Bosco Bosco, existem outras quatro comunidades e duas delas também serão responsáveis pela distribuição da Eucaristia (Santana, no Jardim Sarapiranga, e Nossa Senhora de Fátima, no Medeiros).
Cidades – A Diocese tem uma população de mais de um milhão de habitantes e pelo menos 66% deste total professam a fé católica, segundo a própria instituição religiosa. Os 11 municípios são: Jundiaí, Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itu, Itupeva, Louveira, Pirapora do Bom Jesus, Salto, Santana de Parnaíba e Várzea Paulista.
(Itupeva Agora)