Em São Paulo, prefeito visita secretários estaduais de Turismo e Agricultura em Itupeva
Nesta quarta-feira (14) o prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, cumpriu agenda na capital paulista, ao lado da secretária de Agricultura, Turismo e Cultura, Valdirene Pavan. A primeira visita aconteceu ao gabinete do secretário de Turismo, Vinícius Lummertz. Na ocasião, apresentaram as demandas do município.
No Distrito Turístico estão instalados diversos empreendimentos comerciais, como: Shopping Suspenso Serra Azul, parque aquático Wet’n Wild São Paulo, parque de diversões Hopi Hari, Hotel Quality Resort & Convention Center e Outlet Premium.
“Estamos indo na direção correta para a criação do Distrito Turístico. É bom que as ações se iniciem, assim Itupeva se torna exemplo para outras cidades. Caso tenha algum confronto no futuro com a Lei criada pelo Conselho Regional, fazemos os ajustes”, disse o secretário de estado.
Ainda na mesma reunião, a secretária Valdirene solicitou a mudança do projeto que é contemplado pelo MIT (Município de Interesse Turístico). Antes era o Parque da Mina e, agora, a solicitação é para a urbanização do entorno, restauro e adaptação da Estação do Quilombo.
“Hoje a região do Quilombo recebe um grande número de pessoas por ano, principalmente ciclistas e cavaleiros, e por conta disso entendemos que, neste momento, o ideal é a revitalização daquele local. O Parque da Mina continua nos projetos, mas, para ser executado com recursos próprios”, explicou a secretária.
Estão envolvidas na criação do Distrito Turístico os municípios de Itupeva, Jundiaí, Louveira, Vinhedo.
Agricultura – No período da tarde a reunião foi no gabinete do secretário de Agricultura, Gustavo Junqueira. Os itupevenses realizaram diversos pedidos, que atendem à demanda dos agricultores do município.
Entre eles novos equipamentos e tratores para compor a frota. Também solicitaram que Itupeva seja contemplada com algum programa relacionada ao setor. Além das solicitações, o prefeito e a secretária apresentaram um panorama da produção agrícola do município.
“Temos diversos programas. Um deles é o Programa Cidadania no Campo, que promove a educação e a conservação do solo. É muito importante também que a gente saiba qual o potencial de cada cidade”, comentou o secretário.
O diretor administrativo e financeiro do Sebrae-SP, Guilherme Campos, também participou da reunião e colocou o órgão à disposição, no que se refere à capacitação dos agricultores itupevenses.