Câmara promove iniciativas de sustentabilidade em Itupeva
Na tarde desta quarta-feira (17), a Câmara Municipal recebeu a visita da coordenadora da Secretaria de Meio Ambiente, Zuleika Médici Varanda e da engenheira ambiental, Karina Moura Gonçalves que, a pedido da presidente da Casa, Tatiana Salles, ministraram uma palestra com o tema “Descarte correto de resíduos sólidos” para os servidores.
“É fundamental que todos colaborem nessa questão de sustentabilidade, reconhecendo a importância da separação correta do lixo reciclável. Aqui na Câmara, tanto vereadores quanto servidores são unânimes em reconhecer a importância desse trabalho conjunto. Agradeço a presença da Zuleika e da Karina, que aceitaram o convite de vir até aqui para falar sobre o assunto”, comentou a presidente Tatiana Salles.
O objetivo da atividade foi tirar dúvidas sobre o descarte responsável de lixo e a separação correta de materiais recicláveis e orgânicos, além do funcionamento da coleta seletiva no município e o trabalho da Cooperativa de Recicladores de Itupeva (CRI). “É importante que todos os setores busquem desenvolver em parceria essa cultura sustentável e de preservação do ambiente”, apontaram.
A Câmara vem adotando ações que vão ao encontro de práticas sustentáveis, como a aquisição de lixeiras específicas para o lixo reciclável e o descarte responsável de materiais eletrônicos sem condição de uso, como teclados e mouses danificados, lâmpadas queimadas, toners de impressora, entre outros, conforme destaca a servidora Angélica dos Santos Alves, responsável pelo controle de patrimônio da Câmara: “Há algumas semanas foi realizado um grande descarte com esses materiais, que foram encaminhados ao PEV (Ponto de Entrega Voluntária da Prefeitura) depois de passarem pelo processo administrativo e serem classificados como ‘inservíveis’ na Câmara”, explicou. “Essa questão é importante e, como servidores públicos, podemos dar exemplo para outros setores e para a população”.
Vereadores aprovaram Projeto de Lei que beneficia Cooperativa
Na sessão ordinária do dia 11 de junho deste ano, os vereadores aprovaram a Lei nº 2.156, que autoriza o Poder Executivo a conceder subvenção para a Cooperativa de Recicladores de Itupeva (CRI), com aquisição de 24 mil passes anuais para o deslocamento dos cooperados; concessão de uso de um veículo tipo pá carregadeira, com operador e combustível necessário; e utilização de um galpão no Aterro Sanitário.