Após reformas, prefeito entrega Centro Cirúrgico do Hospital Municipal totalmente reformulado e com capacidade ampliada para procedimentos em Itupeva
No momento em que o mundo passa por uma pandemia por causa do Coronavírus (Covid-19), o prefeito Marcão Marchi liberou para funcionamento nesta desta quinta-feira, 26 de março, o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida de Itupeva, que será mais um local para reforçar e atender as demandas da Saúde da cidade.
Atendendo às Normas Vigentes de Construção, da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, o local passou por reforma e pintura e, a partir de agora, o que antes contava com duas salas de cirurgias, passa a contar com três salas de cirurgias, além da adequação das salas de esterilização, de armazenamento e de distribuição dos materiais cirúrgicos.
O Centro Cirúrgico, que funciona desde 2007, trabalha com o número mensal de aproximadamente 50 cirurgias, por mês. Com a nova estrutura, o local passará a fazer mais de 100 cirurgias mensais.
“Após essa reforma, o Centro Cirúrgico passa a contar com três salas cirúrgicas que funcionarão 24 horas por dia. Com as cirurgias rotineiras, que são as cirurgias eletivas, e as de urgências, também teremos os trabalhos de partos normais e cesáreas, além de uma equipe especializada que irá atuar dentro local”, explicou a secretária de Saúde, Luciane Cunha.
Mais melhorias – O local também recebeu a instalação de transformadores elétricos para os equipamentos cirúrgicos, ar condicionado central específico para centro cirúrgico, além de uma termodesinfectora, uma lavadora e uma autoclave.
“Do ponto de vista médico, o reaparelhamento do Centro Cirúrgico veio em um momento muito oportuno, e vem de encontro com o aumento da demanda municipal por cirurgias. Ressalto que o grau de resolutividade aumenta demais, à medida que nós conseguimos trazer um número maior de especialidades para fazermos as cirurgias aqui, como as cirurgias pediátricas, ginecológicas, dermatológicas”, explicou o diretor técnico do Hospital, o médico Luís Henrique Bignotto.
A primeira paciente que foi atendida no centro cirúrgico, ainda nesta quinta-feira, foi a gestante Fernanda dos Santos Roque, que acompanhada pelo marido Guilherme, esperou ansiosamente a chegada de Antônio.