Aglomerado Urbano de Jundiaí define estratégia para combater o Coronavírus na Região em Itupeva
Uma reunião entre representantes das Prefeituras que integram o Aglomerado Urbano de Jundiaí – Itupeva, Cabreúva, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Jundiaí e Louveira – foi realizada na manhã desta terça-feira, 17 de março, em Jundiaí, para traçar um plano conjunto de ações no combate ao Coronavírus na Região.
De acordo com Luiz Fernando Machado, a reunião foi muito importante. “Tivemos a oportunidade de estender nossas ações, não somente para Jundiaí, mas também para o Aglomerado Urbano, deliberando medidas para a região.”
O encontro definiu pela suspensão de circulação de pessoas no Aglomerado Urbano de Jundiaí, tendo em vista que, mais de 800 mil pessoas moram nas cidades do entorno (Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva, Louveira e Cabreúva).
A uniformização do procedimento de manejo dos profissionais da saúde também foi discutida, com a finalidade de acolher as pessoas que eventualmente apresentem os sintomas do Coronavírus (febre, tosse e dificuldade para respirar).
O Aglomerado Urbano de Jundiaí também irá sugerir ao Governo do Estado de São Paulo, a utilização do Hospital Regional, que trabalha com a característica de cirurgias eletivas de média complexidade, para que possa gradativamente promover a suspensão destes procedimentos, com o objetivo de preparar o hospital para uma eventual crise.
Outro ponto deliberado nesta reunião, foi a uniformização da comunicação, envolvendo as 7 prefeituras, num trabalho conjunto, informando sobre casos suspeitos, descartados e confirmados do Coronavírus.
As capacidades em termos de municípios, relacionadas aos leitos clínicos com ajuda de aparelho respirador e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) também foram abordadas, para eventual necessidade de estarem preparados para acolher as pessoas.
O vice-prefeito e secretário de Governo de Itupeva, Alexandre Ribeiro Mustafa, considerou fundamental a reunião com os municípios do Aglomerado Urbano de Jundiaí. “Temos que sensibilizar a população. Itupeva faz parte de um aglomerado que totaliza mais de 800 mil pessoas. Portanto, ações conjuntas no sentido de prevenção e sensibilização são fundamentais para superarmos essa etapa, que representa algo novo para a nossa cidade, região, estado e País”, disse.
A secretária municipal de Saúde de Itupeva, Luciane Aparecida Alves da Cunha, também aprovou as medidas regionais adotadas nesta terça-feira. “Este encontro foi muito importante. É necessário que ocorra a uniformidade nas condutas, bem como a racionalização do uso dos recursos (insumos, leitos e profissionais) e definições de protocolos de manejos para atender à população. Além disso, a ideia de utilizar o Hospital Regional é muito prudente, para que possamos reorganizar um fluxo e, a partir desta medida, a transmissibilidade do vírus também poderá ser controlada”, comentou.