Abril Verde: No ‘Mês da Saúde’, Prefeitura de Itupeva faz homenagens aos profissionais que se dedicam a cuidar do próximo
O verde que brilha e embeleza é o que também simboliza a esperança. Em abril, o ‘Mês da Saúde’, a Prefeitura de Itupeva faz homenagens aos profissionais que tanto se dedicam a cuidar do próximo.
“O respeito e a gratidão são as principais homenagens que podemos render aos profissionais da saúde, que tanto se esforçam e lutam sempre pensando no próximo. Vivemos tempos difíceis, de verdadeiras provações, em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19), que assola o mundo. Porém, seguimos neste caminho acreditando em Deus, por dias melhores. Muito obrigado pela dedicação de cada um de vocês, profissionais de Saúde, que tanto nos ajudam, cuidando da nossa querida Itupeva e da população. Vocês fazem a diferença”, ressalta o prefeito Marcão Marchi.
Na atualidade, 411 profissionais são essenciais na luta pela vida na promoção à Saúde em Itupeva, seja através da prevenção ou do cuidado realizado pela enfermagem ou a cura pelo médico. “Em muitos momentos da nossa vida profissional, doamos amor e cuidado para aqueles que vêm até nós em desequilíbrio, seja físico, emocional ou espiritual. Portanto, sem a dedicação e o empenho desses profissionais não conseguiríamos cuidar da vida das pessoas, que, na maioria das vezes, abrem mão de estar com seus familiares, em prol da vida do outro”, comenta a secretária de Saúde, Luciane Cunha.
Já a enfermeira Monalisa Oliveira Velasco detalha que a Vigilância Epidemiológica conta com 4 profissionais, sendo 3 da área de enfermagem e 1 motorista e destaca a importância do setor para o município. “A Vigilância Epidemiológica fornece orientação técnica permanente para os profissionais da saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis informações atualizadas sobre isso. Além do que, oferece apoio aos programas de prevenção e controle. A análise permanente da situação de saúde da população é o foco principal do setor, garantindo integralidade da atenção em saúde individual e coletiva”, diz.
Monalisa também complementa, ressaltando que, vigilância significa estar atento. “Ou seja, estar de sentinela, procurar, cuidar e precaver”, confirma.
Representando os profissionais que atuam no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, a coordenadora de enfermagem, Viviane Cristina Henrique Bighetto, que trabalha há 16 anos na área, demonstra o sentimento de orgulho por sua profissão. “Trabalhar na área da saúde é extremamente gratificante, por notar a melhora dos pacientes e também pela dedicação da equipe, sendo um grande diferencial”, salienta.
Sobre o papel e dedicação de atuar na linha de frente, no enfrentamento à pandemia do Coronavírus (Covid-19), Viviane comenta que o momento é bem delicado e de incertezas. “No entanto, o medo não pode ultrapassar os limites da nossa ética e comprometimento com nossos pacientes. A equipe multiprofissional está trabalhando empenhada, tentando amenizar esse momento delicado, colocando sempre a esperança em primeiro lugar”, afirma.
Do mesmo modo, a enfermeira e coordenadora de Atenção Básica, Silvana Aparecida Alves Parreira, que atua diretamente nas 12 Unidades Básicas de Saúde, descreve que trabalha no munícipio há 27 anos. “Eu amo o que faço. Amo cuidar das pessoas, colocando sempre meu trabalho em primeiro lugar. Atuar neste momento de pandemia do Coronavírus (Covid-19) é mais um gesto de amor à profissão e também às pessoas, caminhando sempre com Deus, pois Ele é tudo em nossas vidas”, conclui.