Usar os próprios talentos a favor do próximo está entre as premissas para superar os desafios da pandemia
Em tempos de Covid-19, especialista em psicologia positiva explica que é possível usar forças e talentos para ajudar o próximo
São Paulo, maio de 2020 – Você já parou para pensar qual é a sua missão de vida? Segundo Flora Victoria, mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia, missão é a declaração de como você vai viver seus valores.
“Nela, constam quais são seus principais talentos, forças e capacidades. E o mais importante: como você irá usá-los e com que objetivo. Ter uma missão nos dá um senso de direção e ajuda a nos manter focados naquilo que realmente importa para nós. Isso evita, assim, a sensação de estar fora de rumo e o consequente desperdício de tempo, energia e esforços”, diz Flora, que também é Embaixadora da Felicidade no Brasil pela World Happiness Summit.
De acordo com a especialista, a missão requer, também, uma reflexão sobre propósito e significado. O significado está relacionado à crença individual de que a sua vida é relevante e tem um propósito maior que transcende o presente, e também envolve o quanto você explora um propósito ou uma missão.
“Atualmente, nesse cenário de crise que estamos passando em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), é importante destacar que a missão também está relacionada ao tipo de contribuição que cada um de nós pode oferecer ao mundo”, ela lembra.
Segundo Flora, esse talvez seja o momento certo para você parar e refletir como pode ajudar aqueles que estão ao seu redor e, por ventura, necessitam de algum auxílio. Para isso, não é necessário sair de casa ou realizar grandes feitos. Na verdade, em pequenas atitudes, a sua missão pode ser colocada em prática.
Quer ver um exemplo simples? “Uma pessoa que escreve bem e tem familiaridade com a língua portuguesa e a comunicação em geral, pode usar essa habilidade para colaborar com alguém que, infelizmente, perdeu o emprego, ao produzir ou revisar o seu currículo. Pode ter certeza que essa atuação faz uma diferença e tanto para quem precisa se recolocar no mercado de trabalho”, explica Flora.
O que você pode você fazer
Que tal pensar em como contribuir com o próximo utilizando suas forças? Sua missão, às vezes, já existe e está muito clara. Só falta você colocá-la em ação.
“Ter um propósito é fundamental para aumentar seu nível de bem-estar e suas realizações”, finaliza Flora.
Para a especialista, você precisa refletir a esse respeito em, basicamente três passos:
1) Você tem um propósito em sua vida? Qual?
2) Até que ponto você se sente comprometido com seu propósito? Ele afeta suas escolhas e decisões? Ele influencia suas ações? Como?
3) Seus objetivos de vida estão alinhados ao seu propósito? Em outras palavras, de que modo seu propósito se torna concretamente presente em sua vida?