O segredo dos Coaches
Especialista dá dicas sobre as melhores técnicas
Ao seguir a carreira de Coach, é preciso ter amplo conhecimento científico, comportamental e contínuo. Também é imprescindível conhecer o mercado de trabalho, dependendo do tipo de coaching que vai exercer.
“Para compor o currículo é necessário se especializar e quanto mais técnicas você domina, melhor atenderá aos coachees. Isso pode alavancar a carreira do cliente tanto como a do coach”, explica Madalena Feliciano, gestora de carreira e hipnóloga. Por isso, a especialista destaca quais técnicas não podem faltar:
Sanduíche de Feedback: A técnica consiste em iniciar elogiando, inserir uma sugestão ou pergunta construtiva, que é o recheio, e terminar com um patrocínio positivo, algo como “eu confio em você” ou “sei que vai conseguir”.
Ensaio dramático: O momento de fazer um discurso, apresentação ou guiar uma importante reunião pode ser estressante, e o melhor é estar bem preparado. O coachee deve ensaiar o máximo de vezes com o coach, pois além dos pensamentos se tornarem mais claros e diretos após a repetição, ele também ajudará em questões comportamentais.
“E o que mais?”: Essa pergunta pode ser feita diversas vezes durante uma conversa entre o coach e o cliente, incitando-o a dar mais detalhes e falar de forma mais específica, para que nenhuma informação passe despercebida. Promove o autoconhecimento e enriquece a investigação do coach.
Empatia e confiança: Utilize a técnica “rapport” para conquistar o coachee e aperfeiçoar o relacionamento que trará bons resultados. Atitudes como igualar a linguagem corporal ao conversar é um bom começo.
Ancoragem: Se baseia em pedir que o coachee imagine uma situação que lhe traz boas lembranças para ficar relaxado, e então conectá-la com um simples gesto. Quando algo estressante ocorrer, ele poderá repeti-lo, como um estímulo.
“Todas as técnicas visam o desenvolvimento do cliente, mas lembre-se, ao ajudá-lo a crescer, o coach também o faz”, finaliza Madalena.