Nova gasolina, mais eficiente e mais cara, será obrigatória no Brasil a partir do dia 3 de agosto
A partir do próximo dia 3 de agosto, será obrigatório em todo o país o uso da gasolina com melhor qualidade e que promete deixar os veículos de 4 a 6% mais eficientes e econômicos, segundo especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). O preço do combustível também deve subir.
Ao portal Metrópoles, a ANP afirmou que com as novas especificações vão permitir a entrada de motoros mais eficientes e menos poluentes no país. A Petrobrás avaliou que a nova gasolina, muito semelhante à comercializada nos Estados Unidos, vai permitir redução de 4 a 6% no consumo por quilômetro rodado, já que melhora o desempenho do motor, a dirigibilidade e o tempo de resposta na partida a frio, mantendo o aquecimento adequado do motor.
O preço da gasolina para o consumidor é composto por cerca de 28% do valor de venda pela Petrobrás, somados aos impostos e margem de lucro de postos e distribuidoras. Neste ano, por conta da baixa do valor do petróleo, o preço da gasolina chegou a reduzir, segundo a Petrobrás, Mais de 48% nas refinarias até maio, porcentagem bem acima da queda na venda direta ao consumidor.
Desde maio, no entanto, com a recuperação das cotações do petróleo, a estatal promoveu oito reajustes no combustível, com alta acumulada de 60%, segundo apurou o portal Gauchazh.
(Itupeva Agora)