Movimento Volta Consciente SP reúne orientações para os comerciantes reabrirem seu estabelecimento.
Em meio à pandemia, além da saúde, pequenos e médios negócios também foram duramente afetados. Para garantir a preservação do emprego e da renda da população, o Volta Consciente surgiu para cobrar um planejamento de retomada do Governo de São Paulo. Diante a lentidão do posicionamento, o Movimento, pacífico e apartidário, desenvolveu o próprio protocolo, com o apoio técnico do médico infectologista Dr. Ricardo Vasconcelos. A cartilha reúne orientações para os comerciantes reabrirem o seu estabelecimento, priorizando a proteção de funcionários e clientes. Uma retomada consciente para o equilíbrio da saúde pública e economia.
Segue abaixo o protocolo.
- Mapear a distância entre clientes com identificação nas filas dos caixas por meio de adesivos no piso (Observar distância mínima de 1,5 metro entre pessoas durante atendimento e espera, com fita, giz, cones, e outros materiais que possam ser usados para sinalização;).
- Reduzir a lotação do estabelecimento para 35% da capacidade para evitar aglomeração.
- Informar o limite de quantidade máxima de clientes por placas e indicativos no acesso de estacionamentos, elevadores e escadas rolantes;
- Estabelecer fluxos unidirecionais dos clientes dentro do estabelecimento, incluindo entrada e saída;
- Realizar a abertura em horário reduzido de atendimento;
- Controlar a entrada dos clientes para evitar aglomeração tanto dentro do estabelecimento quanto na espera para entrar;
- Disponibilizar espaço externo para área de espera, sempre que possível, e se as condições climáticas permitirem;
- Utilizar a aferição digital de temperatura sem contato, restringindo a entrada para clientes ou funcionários com temperatura corpórea superior a 37,5ºC;
- Disponibilizar e estimular a higienização das mãos na entrada do estabelecimento;
- Os provadores serão desativados temporariamente e as lojas terão tempo de troca estendido;
- Sempre que possível, manter os ambientes abertos e arejados. Se não for possível, sendo o ar condicionado a única forma de ventilação, manter atualizada a manutenção de filtros e limpeza;
- Instalação de placas de acetato nos caixas das lojas com abertura inferior para a cobrança em papel moeda ou máquinas de cartões devidamente embaladas em filme plástico e higienizadas com álcool em gel 70% após cada uso.
- Isolamento domiciliar por 14 dias de funcionários diagnosticados com COVID-19 ou que tiveram contato com indivíduo diagnosticado;
- Reforçar a importância de restringir o trabalho de funcionários e a entrada de clientes que apresentem sintomas de infecção de vias aéreas.
- Estabelecer fluxo especial de atendimento para pessoas sob maior risco de desenvolverem formas mais graves de COVID-19, como idosos e portadores de comorbidades de saúde. Aumentar o número de caixas preferenciais para atendimento desse público.
- Obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial (os colaboradores terão as máscaras trocadas a cada 4 horas);
- Os colaboradores das lojas usarão materiais de proteção individual como máscaras, protetores faciais (face shields), álcool gel e luvas (para os da área da limpeza ou alimentação);
- Para proteção dos funcionários, eliminar bebedouros de utilização comum. Preferir fornecimento de alimentos e água de modo individualizado. Se forem utilizados galões de água, fornecer copos individualizados para os funcionários.
- Instalar peças de comunicação no local de trabalho informando a importância de evitar o contato interpessoal (beijo, abraço, etc) e o contato das mãos com olhos e boca sem que elas tenham sido anteriormente higienizadas.
- Promover a higienização frequente das mãos disponibilizando pias com água e sabão ou álcool em gel 70%, principalmente depois de tocar em superfícies e objetos de trabalho de uso compartilhado potencialmente contaminadas, como maçanetas, corrimãos e banheiros, e também depois de tocar na máscara. Higienizar as mãos antes do trabalho e depois de tossir ou espirrar e para manusear alimentos.
- Evitar o uso de tapetes e carpetes, devido à dificuldade para serem higienizados.
- Reforçar a higienização do piso e de superfícies com detergente e sanitizantes adequados; aumentar a frequência de higienização de superfícies de uso compartilhado, como maçanetas, botões de elevador, telefones e equipamentos de informática.
- As lixeiras serão providas de tampa e pedal, nunca com acionamento manual – e serão mantidas higienizadas diariamente, utilizando-se luvas e proteção facial no procedimento;
- Reduzir a necessidade de contato com superfícies de uso compartilhado, como maçanetas. Mantendo as portas abertas se não houver acionamento automático de presença.
- Manter controle estrito e a comunicação atualizada de casos suspeitos e diagnosticados com COVID-19, bem como estabelecer os prazos de isolamento para casos e contactantes respeitando o período de 14 dias de transmissibilidade da doença após o início dos sintomas.
- Controlar o acesso a vestiários e banheiros para evitar aglomeração dentro ou na fila de espera.
- Disponibilizar e estimular o uso de estações para higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel 70% na entrada e no espaço do estabelecimento.
- Disponibilizar toalhas descartáveis de papel após lavagem das mãos com água e sabão.
- Aumentar a frequência de limpeza de banheiros e vestiários para a cada 3 horas, além de antes da abertura e após o encerramento do período de trabalho.
- Controlar o fluxo e promover a educação e utilização das medidas de prevenção entre fornecedores, priorizando entregas em horários de menor movimento.
- Implementar sempre que possível um fluxo para circulação de clientes pelo estabelecimento para reduzir o contato interpessoal.
- Estabelecer fluxo para recepção de mercadorias para troca, considerando quarentena de 72 horas antes de disponibilizar novamente para clientes. Uso de ferro de passar, sempre que possível.
- Separação mínima de 1m (um metro) entre balcões, araras e similares.
- Realocação de funcionários que apresentam condições que predispõe ao maior risco de formas graves de COVID-19, como mais velhos e com comorbidades, para funções de menor exposição à infecção.
- Escalonar os horários de entrada, saída e de intervalos e refeições dos funcionários para reduzir a aglomeração
- Promover a contínua educação sobre os protocolos adotados para prevenção entre funcionários e clientes.
- Educar os funcionários para que não compartilhem objetos. Para os objetos que precisam ser compartilhados, realizar a correta higienização
previamente. - Educar clientes e funcionários sobre o correto uso das máscaras, incluindo a adaptação à face, a sua retirada e o descarte em local adequado. Realizar a troca da máscara seguindo a orientação do fabricante, em geral à cada 4 horas.
- Promover educação entre os funcionários sobre como manusear roupas e calçados, que podem ter se contaminado, ao se trocar no vestiário.
- Promover a educação entre os funcionários para que realizem higienização de mãos e pertences ao chegar no serviço antes do início do turno de trabalho.
- Promover a educação entre os clientes e funcionários para que realizem higienização de mãos e pertences.
- Promover a educação entre funcionários sobre a importância do uso de máscaras de proteção facial e da higienização frequente das mãos durante o período de trabalho
- Educar os funcionários sobre a vigilância de sintomas respiratórios e para não irem trabalhar enquanto sintomáticos, entrando em contato com o empregador e buscando as orientações cabíveis de saúde.
- Promover educação de clientes e funcionários em relação à higiene respiratória, como cobrir o rosto para tossir ou espirrar, preferencialmente com lenços de papel descartáveis, podendo-se utilizar o braço dobrado, na ausência de lenços. Os lenços devem ser imediatamente descartados em lixo com tampa após o uso e as mãos higienizadas.