Iniciativa de empresário pode ajudar grupos de risco na prevenção ao coronavírus
Uma iniciativa do empresário e engenheiro Joel de Oliveira Júnior, por meio da startup paulista Luckie Tech, pode ajudar na prevenção e na reação imediata contra alterações físicas em pacientes de grupos de risco com o coronavírus (Covid-19).
O dispositivo, que foi inicialmente criado para ajudar a salvar crianças com câncer, se assemelha a um band-aid e utiliza inteligência artificial preventiva para monitorar a frequência cardíaca e as variações de atividades corporais da criança, enviando informações em tempo real para um aplicativo (que pode ser monitorado pelos pais), fazendo com que seja possível realizar uma intervenção imediata.
A previsão é que o dispositivo comece a ser utilizado em larga escala em junho, com 100 pacientes do Grupo de Assistência à Criança com Câcer (GACC), que são considerados do grupo de risco por conta do sistema imunológico comprometido. “Se serve para crianças com câncer, serve também para ajudar a salvar vidas em outras doenças, principalmente nessa pandemia da covid-19″, disse Joel, em entrevista ao Broadcast Político. “Nosso propósito é humanitário, é ajudar a salvar vidas e quem mais necessita são sempre os mais vulneráveis”, completou, dizendo que pretende levar a iniciativa para as favelas e zonas de risco periféricas.
Joel teve um filho com menos de três anos de idade vitimado pelo câncer e, desde então, passou a atuar de forma voluntária em serviços comunitários de crianças com câncer.