Governo inaugura unidade do Poupatempo com integração dos serviços do Detran.SP
O Governador João Doria inaugurou, nesta quarta-feira (11), o Poupatempo de Franco da Rocha. O posto faz parte do projeto inovador do programa, com os serviços do Detran.SP incorporados ao atendimento. Mais moderna e tecnológica, a unidade oferecerá maior eficiência e agilidade ao cidadão e novas opções de serviços digitais.
“Este posto do Poupatempo é o mais completo, moderno e avançado, por que já entra nessa nova fase de integração do Detran.SP com o Poupatempo e, de maneira inteligente, trouxe também os serviços da Prefeitura. Porque dificultar a vida do cidadão se a gente pode facilitar? Em um único local ele tem acesso a tudo e pode fazer isso remota ou presencialmente”, ressaltou o Governador João Doria.
O Poupatempo de Franco da Rocha é a 76ª unidade das 265 que estão previstas para serem inauguradas até 2022, conforme o plano de expansão anunciado em agosto, pelo Governo do Estado. A estrutura tem o mesmo formato do modelo testado e aprovado pela população nas unidades inauguradas no ano passado em Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidas para o projeto piloto. No total, o Poupatempo terá 340 unidades físicas em todo Estado até o fim da atual gestão.
“Sem dúvida, essa é mais uma conquista para a população do Estado. A Prodesp segue empenhada e trabalha junto ao Governo de São Paulo, para melhorar cada vez mais a prestação dos serviços públicos, com atendimento eficaz e de qualidade. Esse novo modelo evidencia a importância do programa, atendendo os anseios dos cidadãos que estão sempre em busca de facilidades e o digital é o grande instrumento para isso”, afirma Murilo Macedo, diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp, empresa que administra o programa Poupatempo.
Para o presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, a integração entre o Detran e o Poupatempo é fundamental para que o Estado ofereça à população um atendimento cada vez melhor. “O grande objetivo é ser mais eficiente e menos burocrático e a unificação sem dúvida simplifica a vida das pessoas. Elas passam a resolver de forma simples, rápida e efetiva, tudo em um só lugar, no Poupatempo”, explica.
Poupatempo Franco da Rocha
A unidade tem capacidade para realizar aproximadamente 1,4 mil atendimentos por dia, e conta com 67 colaboradores. Além dos serviços de RG, CNH, veículos do Detran.SP, já oferecidos pelo Poupatempo, o posto também contará com opções da Prefeitura, como processos da Junta Militar, PAT, Alvará e MEI, Ditran, Cartão Bem, Ouvidoria, Secretaria da Fazenda, Banco do Povo, Procon, Fiscalização Comercial e Sebrae.
Para ser atendido, o cidadão deve obrigatoriamente realizar o agendamento prévio através do portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital. A unidade de Franco da Rocha está localizada na Avenida dos Expedicionários, 77 – Companhia Fazenda Belém, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Protocolos de segurança
O Poupatempo de Franco da Rocha, assim como os demais postos, segue os protocolos de prevenção e segurança ao coronavírus, preconizados pelo Plano São Paulo. Além do uso obrigatório de máscara, o acesso à unidade será controlado e na entrada haverá medição de temperatura, álcool em gel para higienização das mãos e tapete sanitizante para os calçados. Para manutenção do distanciamento social foram feitas marcações no chão e nos bancos, e instalação de acrílico nas mesas de atendimento.
A fim de evitar aglomeração, serão priorizados os serviços que necessitam da presença do cidadão para serem concluídos, como RG e primeira CNH no caso de RG emitido com mais de seis anos. Todos os outros, mais de 90 opções, seguem mantidos através do portal (www.poupatempo.sp.gov.br), totens de autoatendimento e aplicativo Poupatempo Digital, como IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, Nota Fiscal Paulista, entre outros. Para as solicitações como a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento, transferência, venda e registro de veículos, os serviços passaram a ser 100% digitais, concluídos sem a necessidade de ir presencialmente aos postos.