Governo do Estado promove mostra de filmes que celebram 75 anos da ONU
As produções, com duração entre 45 segundos e 30 minutos, abordam temas diversos, como racismo, violência contra a mulher, refugiados, pandemia de COVID-19, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e até a obra Guerra e Paz, de Cândido Portinari, exposta na sede da ONU, em Nova Iorque.
A mostra é exibida a partir deste sábado (24) pela plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, parceria da SEC com a Organização Social Amigos da Arte.
“Celebramos os 75 anos da ONU reafirmando o compromisso de São Paulo com o desenvolvimento sustentável e a importância que creditamos ao multilateralismo e à cooperação entre os povos”, afirma Julio Serson, secretário titular da SERI.
De acordo com o chefe da ONU, o português António Guterres, a organização “só surgiu depois de um imenso sofrimento. Foram necessárias duas guerras mundiais, milhões de mortes e os horrores do Holocausto para que os líderes mundiais se comprometessem com a cooperação internacional e o Estado de Direito”. A declaração de Guterres foi feita durante o evento de aniversário da organização no hall da Assembleia Geral em Nova Iorque.
A comemoração do aniversário da ONU é a segunda parceria entre SEC e SERI deste ano. A primeira aconteceu em setembro, com a exibição da primeira Mostra Internacional de Cinema Virtual. A mostra teve o apoio de embaixadas, consulados e institutos culturais sediados em São Paulo que ofereceram 33 filmes de 21 países também exibidos pela plataforma #CulturaEmCasa.
Vídeos
Acesso pela plataforma #CulturaEmCasa – www.culturaemcasa.com.br
Crédito: ONU Brasil
1) Nações Unidas: Soluções urgentes para períodos difíceis
Descrição: Especial realizado para a comemoração dos 75 anos da ONU e que marca os cinco anos desde a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conta a história do mundo como ele é, como era e como poderia ser. Foca ainda nas soluções e ações que devem ser tomadas para o combate da pobreza, desigualdade, injustiça e mudanças climáticas.
Participam o secretário-geral António Guterres, Malala Yousafzai, Don Cheadle, Michelle Yeoh, Forest Whitaker, Thandie Newton, Sugata Mitra além das performances do músico indicado ao Grammy Burna Boy, e de Beyoncé.
2) Artistas unidos contra o racismo | UNESCO
Descrição: Artistas e jornalistas de várias partes do mundo participam deste vídeo sobre a importância de se manifestar a favor dos direitos humanos.
3) O sonho impossível?
Descrição: Filme de animação que apresenta uma situação familiar: a mulher que trabalha fora e ainda tem de fazer tudo em casa sozinha.
4) Unicef: Algumas histórias nunca foram feitas para crianças
Descrição: Por que a vida é tão dura? É a pergunta que Ivine, uma menina de 14 anos que foi forçada a fugir de casa, faz a si mesma. Este vídeo conta a trajetória da fuga dela, com sua família.
5) Homem de verdade não bate em mulher
Descrição: Uma em cada cinco brasileiras afirma já ter sido vítima de agressão dentro de casa.
Seis em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica. O parceiro (marido ou namorado) é o responsável por mais de 80% dos casos reportados.
Machismo (46%) e alcoolismo (31%) são apontados como principais fatores que contribuem para a violência. 52% das mulheres vítimas de agressão acreditam que juízes e policiais desqualificam o problema.
O medo continua sendo a razão principal (68%) para evitar a denúncia dos agressores. 60% das brasileiras se sentem mais protegidas com a criação da Lei Maria da Penha.
Saiba o que pensam Cauã Reymond, Rodrigo Simas, Flávio Canto, Thiago Fragoso, Gabriel Braga Nunes, Diogo Nogueira — e Maria da Penha sobre esse assunto.
6) ONU: A inspiração de Portinari para ‘Guerra e Paz’
Descrição: João Candido Portinari explica a inspiração e o significado por trás de ‘Guerra e Paz’, murais que foram pintados pelo seu pai, Candido Portinari, e serviu como contribuição artística do Brasil para sede das Nações Unidas em Nova York.
7) Camila Pitanga – ElesPorElas HeForShe
Descrição: “Quantos preconceitos uma mulher precisa superar ao longo da vida?”, por Camila Pitanga
8) UNICEF | Malak e o barco: uma viagem da Síria
Descrição: Malak, uma menina síria de 7 anos, fugiu da guerra na Síria com sua família. Eles passaram por uma perigosa jornada pelo Mediterrâneo.
9) Escritores e amantes da poesia contam em versos como enfrentam a COVID-19
Descrição: Em auto isolamento, autor moçambicano, Mia Couto, encabeça lista virtual de declamadores e autores que inspiram solidariedade e resiliência face à pandemia; ONU News convidou participantes dos países de língua portuguesa e da diáspora; conheça alguns poemas lidos de Moçambique, Brasil, Estados Unidos, Portugal e Espanha.
10) É assim que nos levantamos (Maya Angelou) | FIDA
Descrição: Empodere uma mulher. Alimente uma nação. É assim que nos levantamos.
Narrado pela voz da ativista humanitária e poeta norte-americana Maya Angelou, o filme utiliza trechos do seu aclamado poema “Ainda assim me levanto” para ilustrar o cotidiano de várias mulheres produtoras de alimentos em todo o mundo.
Mulheres rurais estão encarando de frente os efeitos das mudanças climáticas, porém possuem acesso limitado aos recursos produtivos, serviços, educação e oportunidades de trabalho, ao mesmo tempo que exercem horas excessivas de trabalho e usufruem de pouco poder de decisão.
O vídeo faz parte faz parte da campanha global “Verdadeiras Inovadoras”, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas (FIDA).
11) Unicef: Mustafa sai para uma caminhada
Descrição: Já se perguntou como uma criança se sente quando é forçada a fugir de casa? Deixar para trás entes queridos e posses é traumático. Esta é a história de Mustafa.
12) Objetivos Globais da ONU: A maior lição do mundo
Descrição: Sobre os Objetivos Globais da ONU e porque eles são tão importantes.
13) Objetivos Globais da ONU: como melhorar a vida em todo o mundo?
Descrição: Explica o que são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio do hip hop
14) Objetivos Globais – números em ação
Descrição: O mundo tem apenas 14 anos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. A chamada Agenda 2030 foi assinada na ONU em setembro de 2015 por 193 países.