•  domingo, 24 de novembro de 2024

Fundação CASA recebe Secretários de Estado no Dia da Juventude do Brasil

Para celebrar o Dia da Juventude no Brasil, comemorado em 22 de setembro, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, representada pela secretária Célia Parnes, visitou o CASA Chiquinha Gonzaga, maior centro socioeducativo feminino da Fundação CASA, na capital, ao lado do Secretário da Justiça e Cidadania e presidente da instituição, Paulo Dimas Mascaretti.

Na atividade, os gestores puderam acompanhar os trabalhos realizados no centro socioeducativo destinado à internação, medida socioeducativa de privação de liberdade, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O centro socioeducativo atende mais de 80 adolescentes e inclui o Programa de Acompanhamento Materno-Infantil (PAMI), destinado a jovens grávidas ou mães que tiveram seus bebês durante a privação de liberdade, além de aulas de educação escolar, cursos de educação profissional básica e oficinas de arte e cultura, todas adaptadas durante o período da pandemia de COVID-19.

“A proteção social amparada pelos pilares do desenvolvimento da autonomia, aqui marcada pela agenda pedagógica, fornece os meios para o crescimento pessoal e profissional das adolescentes, e a assistência personalizada às jovens grávidas e mães, representada pelo Programa de Acompanhamento Materno-Infantil, reflete a essência fundamental do Desenvolvimento Social no que tange ao atendimento a essa população em situação de vulnerabilidade”, destaca a secretária Célia Parnes.

“Como serviço essencial, não paramos de atender os adolescentes durante a pandemia. O diálogo ampliado com a Secretária de Desenvolvimento Social é um ganho enquanto política socioeducativa, pois todas elas e todos eles, depois que cumprirem a medida socioeducativa, retornam para a convivência em sociedade e o apoio nesse período é fundamental”, salienta Paulo Dimas Mascaretti, Secretário da Justiça e Cidadania e Presidente da Fundação CASA.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, tem a missão primordial de aplicar medidas socioeducativas de acordo com as diretrizes e normas previstas no ECA e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

A Fundação CASA presta assistência a jovens de 12 a 21 anos incompletos em todo o estado de São Paulo. Eles estão inseridos nas medidas socioeducativas de privação de liberdade (internação) e semiliberdade. As medidas — determinadas pelo Poder Judiciário — são aplicadas de acordo com o ato infracional e a idade dos adolescentes.

 

Ler Anterior

Unicamp anuncia projeto vencedor de concurso para instalação de ambiente de convivência

Ler Próxima

Com demanda acelerada pela reabertura de vários setores da economia, empresa de Itupeva lança e-commerce com soluções de desinfecção contra Covid-19