Ferramenta do Badoo que bloqueia nudes é parte de ação que reforça a importância do consentimento
Detector de privacidade empodera usuários que podem decidir se querem ou não visualizar foto íntima
O envio de fotos íntimas já faz parte da dinâmica dos relacionamentos modernos há alguns anos, mas com a chegada do distanciamento social, muitas pessoas tiveram que reinventar formas de se relacionar. Pensando nisso, o Badoo, o maior app de relacionamento do mundo, lançou algumas ações para reforçar a importância do consentimento na hora de enviar ou não uma foto íntima.
Enviar uma “nude” sem consentimento é considerado assédio, além de ser crime no Brasil desde outubro de 2018. O delito é definido como a prática de ato libidinoso contra alguém, sem consenso, para satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. Desde o início deste ano, o Badoo tem investido em campanhas e ferramentas que reforcem a importância do tema com a sua comunidade.
Um desses investimentos é o “Detector de Privacidade”, uma ferramenta inteligente que dá a opção de aceitar ou não o recebimento de fotos íntimas compartilhadas dentro do aplicativo. Ao identificar uma “nude”, a foto é automaticamente embaçada e o usuário é quem decide se quer ver o conteúdo ou não. Ao recusar a foto, é possível escolher entre continuar conversando com a pessoa, bloqueá-la ou fazer uma denuncia ao suporte do aplicativo.
Completando a mensagem que vem sendo levantada pelo Badoo desde o início do ano – com a parceria com o coletivo “Não é Não” durante o Carnaval de 2020 – o aplicativo também lançou um filtro no Instagram que deixa ainda mais ilustrativo que nudes só são bem vindas quando se tem consentimento.
“Acreditamos que, seja durante uma conversa ou mesmo em um relacionamento, é muito importante garantir que as vontades dos indivíduos sejam respeitadas. Levantamos a bandeira do “não é não” durante o carnaval e continuamos defendendo isso junto com a nossa comunidade. A criação do Detector de privacidade e cada uma dessas ações educativas vem para nos mostrar que o consentimento é um tema atemporal”, afirma Martha Agricola, Diretora de Marketing do Badoo Brasil. Em parceria com criadores de conteúdo, o app também lançou um vídeo em parceria com Creators em seu canal do Youtube.