•  sábado, 23 de novembro de 2024

Conheça a trajetória do Chef de Cozinha que se reinventou durante a pandemia

 

Nascido em Palermo na Itália, Nico, como gosta de ser chamado, conta que até os seus 10 anos de idade, tinha em mente duas coisas: ser cirurgião ou chef de cozinha, dono de renomados restaurantes. O empresário conta que começou a trabalhar em cozinha aos 13 anos, e que seus pais sempre o deixaram livre para escolher o que quisesse fazer da vida.

Nico começou a viajar muito cedo, aos 16 anos, época em que teve oportunidade de trabalhar ao lado de grandes chefs e a ganhar o seu próprio dinheiro. Durante esse período, juntou seus primeiros salários e entregou ao seu pai, que comprou sua primeira moto.

Aos 18 anos entendeu que a Itália estava ficando limitada para o crescimento profissional que visualizava, ocasião em que tomou a decisão de se mudar para San Jose, na Califórnia. Aos 20 anos já estava no auge da sua independência financeira.

Em 2008 se casou com uma brasileira, nos EUA, e começou a entender que não queria ser empregado para sempre, passando a enxergar novos voos. Em 2011 nasceu sua primeira filha Isabela, em New Jersey.

Em 2012, decidiram se mudar para Vinhedo, interior de São Paulo, e inaugurar a Taverna do Chef Nico para o público em 16 de agosto. Nico conta que a partir desse dia, nunca mais fecharam até os dias atuais. O empresário conta que no início além dos desafios relativos ao tempo de maturação do negócio, encontrava muita dificuldade com a língua portuguesa, e que inclusive no inicio os cardápios eram em inglês.

O empresário considera que os programas de TV trouxeram bastante visibilidade para o negócio, principalmente o Food Truck – a Batalha do canal GNT, época em que o restaurante passou a receber clientes de todos as partes do país.

Em 2016, a Taverna ficou pequena para o espaço que ocupava, trazendo a necessidade de mudança para um local maior. O empresário considera que os anos de 2017 e 2018 o restaurante estava no auge, filas de espera intermináveis, época em que sentia muita realização profissional.

Em novembro de 2019, observando todo o avanço do cenário da pandemia na Itália, Nico decidiu tomar algumas decisões, dentre elas, uma das mais acertadas foi atender o público por meio de delivery e Ifood, o que lhe proporcionou atingir clientes que ainda não frequentava o restaurante.

Assim é que em marco de 2020 com o início da pandemia e o fechamento do comércio, o restaurante já operava no delivery de maneira eficaz, com algumas poucas modificações de embalagens para entrega.

O empresário conta que a pandemia lhe trouxe uma nova roupagem para o seu negócio e um aprendizado sem igual como gestor de um restaurante que em suas palavras tinha uma “administração provinciana e amadora”. Vejamos algumas modificações tomadas pelo Chef.

Com a mudança radical da administração do negócio, a primeira providencia tomada foi a diminuição da jornada de trabalho e consequentemente do quadro de funcionários. Depois vieram as adaptações com relacao as embalagens do delivery para que os molhos não vazassem quando os clientes recebessem sua refeição em casa. Motoboys particulares sempre de confiança e treinados para atender o publico da Taverna de forma premium, bancos de dados com os clientes fieis e listas de transmissão facilitaram a manutenção do fluxo de vendas.

O empresário conta que trabalharam por meses com o restaurante fechado, mas que o espaço estava sempre pronto como se o restaurante pudesse estar de portas abertas no dia seguinte. Essa atitude criou uma atmosfera de otimismo e confiança que se espalhou por todos os funcionários.

Nico passou a trabalhar semanalmente, ou seja, toda semana fechava o caixa, pagava o quadro de funcionários, quitava as contas, negociava com os fornecedores direto da Itália, o que lhe proporcionava uma clareza maior de como as finanças do seu negócio fluíam dia após dia.

O empresário nota que com a fase pandêmica houve uma valorização maior de quem está do lado de cá preparando as refeições para chegar na casa do consumidor final, isso inclui desde o pessoal da cozinha até o motoboy que entrega o jantar quentinho na casa do cliente.

O chef finaliza considerando que a pandemia foi uma alavanca pra mudar seu negocio como um todo e sua administração e diz: “eu precisei mudar a forma amadora de tocar meu negocio para sobreviver diante da tempestade, e entendi que sozinho não se ganha guerra nenhuma”

Conheca a Taverna do Chef Nico, que fica na cidade de Vinhedo na R. Pardais, 490 – Jardim Italia, Vinhedo – SP, 13280-000, e funciona de terca a domingo, no almoço e no jantar.

Siga nas redes sociais @tavernadochefnico e @chefnicoferdico

Ler Anterior

Mais de mil estão desaparecidos após inundações na Europa Ocidental

Ler Próxima

Brasileiros imunizados: 70 milhões já tomaram as duas doses ou a dose única da vacina Covid-19