•  quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Comitê multidisciplinar ajuda empresas do lucro real e presumido na gestão de crise do COVID-19

Movimento #PorUmaGestãoResponsável oferece auxílio gratuito nas áreas financeira e jurídica

O escritório Marcos Martins Advogados e a TBS Consultoria acabam de lançar um comitê de gestão de crise para orientar, jurídica e financeiramente, empresas do lucro real e presumido no combate aos impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus. A ação faz parte do movimento #PorUmaGestãoResponsável, composto por uma equipe técnica e administrativa capaz de analisar a situação sob uma ótica multidisciplinar. O grupo é formado por líderes das áreas de Direito Trabalhista, Previdenciário, Tributário, Societário e Cível, além de contabilidade empresarial e planejamento financeiro.

Quase 20 empresas já foram atendidas pelo comitê e a expectativa é chegar a 50 até o fim de maio. As reuniões são online e duram em torno de uma hora. Nesse período, seis profissionais de alta capacitação técnica ficam à disposição da empresa atendida para sugerir ações, mitigar dúvidas e apontar soluções. Caso haja necessidade, novas sessões podem ser agendadas. “Há empresas que já estão na quarta reunião, o que nos deixa muito felizes. Nosso objetivo é unir forças e compartilhar conhecimentos para ajudar as empresas brasileiras a superarem esse momento tão desafiador”, aponta Pedro Menin, da TBS.

Entre os temas mais comuns tratados pelo comitê estão as questões legais e financeiras sobre a gestão de pessoas, de tributos e de contratos. Muitas vezes, as empresas já contam com uma assessoria jurídica, mas recorrem ao comitê como forma de buscar soluções mais completas, advindas de um olhar técnico de um time de profissionais multidisciplinares. “Essa foi a forma que encontramos de sermos solidários. Queremos oferecer um olhar externo aos empresários, de pessoas técnicas e que não estão emocionalmente envolvidas nas questões internas da empresa. Fazemos um aconselhamento buscando gerar reflexões”, revela Marcos Amorim, da TBS.

A ideia tem dado tão certo que a expectativa é atrair mais profissionais para o comitê. “Entendemos que esse movimento pode ser compartilhado por mais empresas na área de consultoria empresarial. Toda ajuda ao empresariado brasileiro nesse momento será muito relevante. “A crise vai afetar as empresas como um todo, não somente as áreas jurídica e financeira. Especialistas de diversas áreas do conhecimento que puderem contribuir com esse aconselhamento, trazendo um olhar externo ao problema, serão sempre bem-vindos”, diz Marcus Santanna, da Marcos Martins Advogados.

Podem se candidatar à assessoria empresas inclusas nos regimes tributários de lucro real e lucro presumido. Os interessados podem se inscrever por meio de um formulário no site www.gestaoresponsavel.com. É possível ainda se cadastrar para receber, por e-mail, boletins com notícias importantes do ambiente jurídico e empresarial, e conferir artigos assinados pelo corpo de profissionais.

Especialistas do comitê:

Pedro Menin – Sócio da TBS. É formado pela PUC Campinas e atua há 15 anos como auditor independente e consultor.

Marcos Amorim – Sócio da TBS e CEO do Marcos Martins Advogados. É formado em administração de empresas pelo Insper e pós-graduado em planejamento estratégico e financeiro, também, pelo Insper. Atua há mais de 10 anos nas áreas de gestão e planejamento estratégico.

Marcos Martins – Sócio fundador do escritório Marcos Martins Advogados. Graduado e Especialista em Direito Civil e Processual Civil e em Direito Empresarial pelo Univem. Pós Graduado em Processual Civil pela PUC/SP. Atua a mais de 35 anos no ramo jurídico.

Marcus Santanna – Gestor de comunicação do Marcos Martins e TBS. É especialista em Marketing e Comunicação pelo Mackenzie.

Angelo Ambrizzi – Gestor da área tributária do escritório do Marcos Martins Advogados. É especialista em Direito Tributário pelo IBET, APET e FGV com Extensão em Finanças pela Saint Paul, e em Turnaround pelo Insper.

Jayme Petra de Mello Neto – Coordenador Jurídico do Escritório Marcos Martins Advogados. É formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua desde 1995 como advogado em questões de Direito Comercial, Societário, Empresarial, Arbitragem, Bancário, Mercado de Capitais.

José Roberto Cezar – Sócio da TBS. É contador, pós-graduado em Direito do Trabalho e Gestão de RH, e tem 35 anos de experiência.

Ler Anterior

Covid-19: Por que as empresas terão que se humanizar para sobreviver?

Ler Próxima

Como o coronavírus pode impulsionar a modernização da construção civil?