•  domingo, 24 de novembro de 2024

7 tendências da tecnologia para 2021

A pandemia forçou mudanças nas rotinas das pessoas e impactou a necessidade da inovação para o ano que começa
Ao mudar por completo a rotina, a pandemia levou as pessoas a repensar a maneira como balanceavam trabalho e vida pessoal. As mudanças que surgem a partir dessa reflexão serão refletidas na tecnologia usadas daqui para frente.
A Fast Company conversou com executivos de grandes empresas, investidores e outros especialistas sobre suas previsões para o próximo ano. Veja as principais tendências.
Aproximar pessoas
A interação humana foi tirada de muitas pessoas em 2020 e é um grande desejo tê-la de volta. A tecnologia pode ser uma aliada para isso. “Não sabemos ao certo quais são as inovações que nos unirão, mas estou confiante de que os empreendedores encontrarão maneiras de fazer isso acontecer”, diz Jeff Richards, sócio-gerente da GGV Capital.
Wi-Fi em casa
Existe uma diferença clara em como as pessoas usavam o Wi-Fi antes da pandemia e atualmente. Agora, muitas pessoas estão trabalhando, estudando e se divertindo em casa com a ajuda da internet. Com isso, elas ficaram muito mais confortáveis em fazer as coisas virtualmente. “Mesmo depois da pandemia, a parcela prevista de dias de trabalho em casa deve triplicar em comparação aos níveis pré-pandemia”, diz Nick Weaver, CEO e cofundador da Eero. Um investimento maior na internet doméstica pode ser necessário.
Saúde mais inteligente
Eric Schmidt, ex-CEO do Google e cofundador da Schmidt Futures, acredita que o sucesso das vacinas para combater a pandemia será seguido por uma explosão de novos medicamentos e tratamentos para a Covid-19. “À medida que ressurgimos das limitações da pandemia, vamos espalhar esses ganhos para todos”, afirma. Segundo o especialista, os tratamentos seguirão a mesma curva da tecnologia, com melhoras e distribuição rápida para que todos fiquem seguros.
Bryan Roberts, da Venrock, concorda e diz que teremos testes de diagnóstico de Covid-19 de alto desempenho e mais rápidos. Isso porque as pessoas vão querer fazer o teste mais vezes para verificar a durabilidade da vacina.
Streaming
O streaming de vídeo teve um grande crescimento em 2020 e promete ser importante para fazer negócios depois que a pandemia passar. Empresas de todos os tamanhos e até instituições religiosas recorreram ao streaming e descobriram seus benefícios. “Um pacote de assinatura custa menos do que um ingresso de cinema e as aulas de ginástica virtuais podem ser acessadas a qualquer hora, em qualquer lugar”, diz Sarah Foley, sócia da SWAT Equity Partners.
Oferecendo maior acessibilidade de conteúdo e serviços aos consumidores, o streaming provavelmente impactará alguns de nossos padrões de comportamento social, acredita a especialista.
Confiança
“Cada vez mais confiamos em tecnologias que coletam nossos dados e os usam para tomar decisões sobre nós”, diz Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation. Isso inclui os feeds de notícias, lojas online e até aplicativos de namoro. “Essa dependência só aumentou durante a pandemia, à medida que fazíamos mais e mais coisas online — como compras de supermercado e consultas médicas.”
Conforme a pandemia passar, as pessoas podem querer dimunuir essa dependência, diz Surman.
Formas de pagamento
A pandemia acelerou a necessidade de novos métodos de pagamento, como carteiras digitais e pagamentos sem contato. “Não apenas observamos uma maior adoção de métodos de pagamento globais, como Apple Pay e Google Pay, e métodos de pagamento locais, como Afterpay na Austrália; mas também uma mudança em toda a indústria na forma como os varejistas fornecem suas opções de pagamento aos clientes, como o QR Code”, diz Alyssa Cutright, chefe de pagamentos globais do eBay.
Com isso, a tendência é que surjam mais inovações nesse segmento. “A adoção de novas tecnologias — bitcoin, criptomoedas e serviços financeiros descentralizados — será essencial para projetar um sistema financeiro mais justo, acessível e livre”, afirma Ian Lee, diretor administrativo da IDEO CoLab Ventures. “E veremos essas organizações de serviços financeiros tradicionais, como PayPal e outras, começando a desenvolver negócios e produtos usando infraestrutura financeira descentralizada.”
Sustentabilidade
A mudança climática é uma das questões mais difíceis do nosso tempo, exigindo um esforço coletivo entre academia, tecnologia, governo, indústria, organizações sem fins lucrativos e sociedade para compreender e desvendar a complexa teia de causa e efeito que se desdobra o planeta.
“À medida que os conjuntos de dados climáticos ficam cada vez maiores, o aprendizado de máquina começa a desempenhar um papel mais importante na busca de padrões nesses dados. No próximo ano, os pesquisadores serão capazes de acelerar nossa compreensão da ciência do clima usando o aprendizado de máquina para filtrar grandes quantidades de dados e modelar o futuro com mais precisão”, afirma Werner Vogels, CTO da Amazon.

Por Luisa Sanches

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