•  domingo, 24 de novembro de 2024

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Dicas para evitar a “culpa pós-compra” após as promoções

A alta temporada de inverno vai chegando ao fim e as  marcas aproveitam para liquidar seus estoques. Especialistas alertam que é preciso segurar a euforia diante da redução de valores, para não fazer um mal investimento e comprar algo que não usará ou que não tenha nada ver com seu estilo. Com uma campanha promocional no mês de agosto, que oferece descontos de até 50%, a Jean Darrot convida consultoras de moda para dar dicas a seus clientes e com isso ajudar na melhor compra

Quem nunca comprou uma roupa de promoção e se arrependeu depois que atire a primeira peça. A euforia diante das etiquetas com preços pela metade sempre chama atenção de clientes, que querem renovar o guarda-roupas ou até mesmo dar uma apurada no estilo. Se a escolha não for bem feita, a alegria em achar que está se fazendo um bom investimento pode dar lugar a aquela culpa pós-compras, que vem com o gosto amargo do dinheiro mal investido.

Para reverter essa dinâmica,  uma tendência mundial faz com que grandes marcas busquem instigar seus clientes para o consumo mais consciente e que não extrapole o orçamento. E foi seguindo essa tendência que a grife goiana Jean Darrot, especializada em moda jeans wear, lançou uma campanha promocional, que acontece durante todo o mês de agosto. Além de descontos de até 50%, a marca convidou as consultoras de imagem Clau Oliveira e Jana Brito para dar dicas de como aproveitar da melhor maneira possível a temporada de promoção.

“Não podemos comprar nada por impulso e esse é o erro mais grave. Assim, adquirimos uma peça simplesmente pelo preço, sem refletir se ela será mesmo usada e se realmente combina com o nosso universo, se podemos usá-la no dia a dia, e até mesmo se ela cabe no nosso corpo. A dica então é pensar: você compraria essa peça se ela estivesse com preço cheio?”, questiona a profissional.

Jana Brito vai além e diz que uma grande sugestão para o período de promoções é sair de casa com um orçamento já programado e com as peças do guarda-roupas analisadas. “Sempre que sair às compras em períodos de liquidação, vá com um orçamento já programado, consulte o seu guarda roupas antes para não comprar peças que fazem o mesmo efeito no figurino que aquelas que você já possui. Se você conhece o guarda-roupa e sai com um orçamento definido você comprará menos, dessa forma não abusa naquilo que não irá usar, e tenderá a comprar roupas que possam fazer composições   com as que vc já tem”, explica.

A diretora de estilo da grife, Lorena Darrot, enfatiza que a campanha promocional de agosto tem dois conceitos que a marca preza bastante: facilitar o acesso a roupas de qualidade, por meio de promoções e estimular o consumo responsável. “Nossas promoções sempre fazem sucesso e aquecem em até 30% as vendas, porque colocamos a disposição dos clientes peças de todas as variações de tamanho e modelo. Entretanto, não podemos apenas facilitar o acesso a essas roupas com descontos atrativos, temos também que estimular uma compra positiva, onde o cliente possa brincar com seu estilo próprio sem se endividar ou comprar exageradamente”,explica.

Garimpo fashion

A consultora Jana brito é enfática ao falar que o período promocional pode auxiliar bastante na formação de um guarda roupa moderno e completamente “in”. Para isso, ela sugere que o comprador busque peças que complementam outras que já tem no guarda-roupa, por que, desta maneira as peças não fiquem abandonadas nas gavetas.  “É preciso fazer a tarefa de casa e avaliar o que já está lá antes de sair de casa”, pontua.

Claus reforça o posicionamento da colega ao dizer  que é preciso ter muito cuidado e paciência na hora de ir às compras, pois uma escolha feita rapidamente pode significar dinheiro mal gasto. “Tenha um olhar estratégico sobre o que você já possui e usa muito, e também o que você almeja ter, mas ainda não teve oportunidade de adquirir”, explica a consultora de imagem.

Lorena Darrot também chama atenção para a compra impulsiva, feita muitas vezes sem a pessoa experimentar a peça. “ Muitas vezes você chega numa promoção e tem várias araras, muitas peças juntas e dobradas, e há realmente muita informação fashion para absorver, e com isso escolher e comprar. Por isso é preciso garimpar bem, ter atenção à numeração e experimentar antes. Levar para casa uma peça que não caiu bem, não é bom para o cliente e nem para a loja, que pode ficar marcada por uma má experiência de compra”, avalia a diretora estilo.

A melhor escolha

Levar em consideração a frequência em que você usa um determinado tipo de peça é uma boa maneira para ajudar a se decidir sobre a compra de uma roupa. “O jeans, por exemplo, é uma peça que está sempre em voga e há inúmeras possibilidades de uso. Então compre um modelo de calça que você usa diariamente e que esteja conforme seu estilo”, orienta a consultora Claus.

Outra dica dada por Clau e que pode ajudar numa boa compra é sempre adquirir peças que possam ser também aproveitadas em outras estações. “É preciso lembrar que peças de inverno, como casacos e jeans mais pesados, podem pouco aproveitadas se você vive numa região mais quente, como ocorre na maior parte do nosso País”, destaca. “Na dúvida, opte por peças clássicas e atemporais. Mesmo com a efemeridade da moda, alguns looks sempre vão pedir uma camisa, um blazer e claro, o próprio jeans”, aponta a consultora.

Jana Brito é bem específica ao dar dicas do que comprar nas promoções. “Aproveitem peças clássicas, atemporais, aquelas que sempre estão em todas estações como jeans, camisas, peças em alfaiataria. Tomem cuidado com estampas que podem ser marcantes, por que muitas são determinantes de coleções com cores que foram tendências somente naquela estação. Invista em peças em cores neutras e que combinem entre si”, finaliza.

Gostou das dicas? Então, já que está bem preparado ou preparada para uma boa compra vá a uma das 22 lojas da Jean Darrot (em Goiás e Tocantins) ou acesse as redes sociais das marca, e faça sua melhor escolha. A marca está oferecendo descontos de até 50% em peças como jeans, blusas, camisetas e vestidos, e com toda a grade da confecção, que vai do 34 até o 52, no feminino e masculino. A redução dos valores vale para as peças das coleções desenvolvidas pela grife até o mês de abril, mas tendências para a próxima estação, como estampas em poá, babados, jeans naive e clochard também podem ser encontrados nas araras promocionais.

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