Chá de salsa: saiba se é realmente benéfico preparar essa bebida
Buscando proporcionar benefícios à saúde, muitas pessoas recorrem às plantas medicinais. Uma planta que ficou bastante em evidência nos últimos tempos é a salsa. Basta realizar uma breve pesquisa para perceber o quanto o chá de salsa passou a ser difundido. Mas, afinal, será que o preparo do chá faz bem mesmo ao nosso organismo?
A salsa apresenta vários benefícios: é rica em clorofila, capaz de purificar o sangue e desintoxicar o organismo. Além disso, essa planta também é uma grande fonte de magnésio, um mineral responsável por facilitar a absorção de nutrientes, regularizar os batimentos cardíacos e fortalecer os ossos.
A miristicina, componente encontrado na salsa, têm demonstrado potencial como desintoxicante, diurético e também na diminuição dos cálculos renais. Porém, é preciso cautela, já que os estudos a respeito dela ainda estão em andamento.
*Possíveis benefícios do chá de salsa
É importante destacar que cada organismo funciona de um jeito e só VOCÊ e seu médico podem ter certeza do que é melhor para a sua saúde, mas sempre vale se informar a respeito do que você pretende consumir, não é mesmo?
*É bom para os rins?
O chá de salsa pode, sim, contribuir na purificação renal, mas os estudos acerca dos componentes da planta ainda estão sendo realizados. De todo modo, é recomendado que pessoas que já apresentem problemas renais optem por ervas alternativas, como o quebra-pedra.
*Ajuda a emagrecer?
Como a salsa é um diurético poderoso, beber o seu chá dá a ilusão de emagrecimento. Na verdade, no consumo excessivo, a pessoa acaba eliminando muita água, sobrecarregando os rins. Isso pode levar a uma desidratação indesejável.
*Contra-indicações do chá de salsa
A salsa, como uso medicinal, é uma planta que pode apresentar riscos para a saúde. Embora seja utilizada para purificar os rins e até mesmo como desintoxicante ou emagrecedor, é preciso ter cuidado com o seu princípio ativo, o apiol, também conhecido como “óleo verde de salsa”.
Há, ainda, alguns casos específicos em que não se deve consumir a planta: durante a gravidez, na amamentação e também em casos de nefrose (doença nos rins).
Quando consumido em excesso, o chá de salsa pode, entre outros problemas, afetar a audição, os rins e causar vertigem. Para quem deseja obter todos os benefícios medicinais da salsa sem colocar a saúde em risco, a sugestão é administrar essa planta na forma de homeopatia.
Embora o chá de salsa seja altamente propagado, é preciso ter cuidado quanto ao seu consumo. Como a salsa é facilmente encontrada nas nossas cidades e pode, inclusive, ser cultivada em nossas casas, como em uma horta no jardim, preparar o seu chá é algo bem prático, e muitas pessoas consomem a bebida sem ao menos ter uma consulta médica.