•  sábado, 23 de novembro de 2024
Chá de camomila combate a ansiedade? Esclareça essa e outras dúvidas

Chá de camomila combate a ansiedade? Esclareça essa e outras dúvidas

Se você nunca tomou, certamente conhece alguém que já recorreu a uma boa xícara de chá de camomila para garantir uma noite de sono melhor. Isso porque o efeito calmante das flores da camomila (utilizadas para fazer o chá) é bastante conhecido e apreciado.

Ana Paula Moura, nutricionista clínica, fitoterapeuta e coaching nutricional, comenta que as flores da camomila são utilizadas desde a antiguidade na medicina popular. Saiba como fazer o chá, esclareça suas dúvidas e confira os principais benefícios do consumo.

Saiba por que o chá de camomila é tão apreciado na medicina popular e é, inclusive, indicado por profissionais da área da saúde tais como médicos, fitoterapeutas e nutricionistas.

Efeito calmante: destaca-se especialmente pelo seu efeito calmante, que trata a ansiedade, hiperatividade, reduz o estresse e auxilia no sono.

Atividade anti-espasmódica: o chá é ainda considerado um anti-espasmódico natural, podendo ajudar no tratamento dos espasmos musculares.

Melhor digestão: o chá de camomila contribui para uma melhor digestão e ajuda a aliviar as náuseas, conforma destaca Ana Paula.

Controle da dismenorreia: devido à sua ação antiinflamatória, o chá ajuda a aliviar as cólicas no baixo ventre e outros desconfortos que atingem as mulheres durante a menstruação.

Combate à retenção de líquido: como muitos outros chás, o de camomila é diurético e ajuda a diminuir a retenção de líquido no organismo.

Ajuda na perda de peso: devido ao seu efeito calmante, o chá de camomila reduz a ansiedade, o que pode ser muito importante para quem deseja emagrecer. Além disso, sua ação anti-inflamatória e diurética ajuda no processo de “desinchar”.

Ação antioxidante: o chá de camomila também possui ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres e prevenindo doenças crônicas e o envelhecimento precoce.

Alívio de dores de cabeça: em casos em que a dor de cabeça ou enxaqueca está relacionada à ansiedade, o chá de camomila pode contribuir para o alívio do problema.

O chá de camomila não é popular por acaso: ele pode, sim, trazer muitos benefícios para a saúde!

* Chá de camomila emagrece? Indiretamente, sim. Como controla a ansiedade (sendo a ansiedade um dos gatilhos para compulsão e ingestão descontrolada de alimentos), quando prescrito na dose correta, o chá de camomila pode ser um bom aliado no tratamento da perda de peso.

*Chá de camomila dá sono? Com sua ação calmante, a camomila trata a ansiedade e estimula um sono restaurador. Porém, Ana Paula explica que a individualidade é fator importante no uso deste chá, e algumas pessoas sentirão mais sono que outras. Desta forma, observar como você responde à ingestão do chá é fundamental, bem como relatar qualquer efeito adverso ao seu fitoterapeuta.

*Chá de camomila tem cafeína? Não, pois está na classe dos chás calmantes. “São os chás estimulantes que possuem cafeína”, ressalta a fitoterapeuta.

*Chá de camomila pode ser consumido por grávidas? Nenhum chá, exceto o de gengibre e quando prescrito por fitoterapeuta, deve ser utilizado por grávidas sem que o obstetra tenha conhecimento.

*Chá de camomila atua em casos de gripe? Pode ser um bom aliado no tratamento da gripe, principalmente por sua ação calmante e anti-inflamatória, responde a fitoterapeuta.

*Chá de camomila pode ser dado para bebês? Apesar de ser comum na sabedoria popular este tipo de ação, o chá não deve ser utilizado por bebês sem que o pediatra saiba.

*Chá de camomila com gengibre pode ajudar no emagrecimento? “A camomila pode diminuir a compulsão, pelo controle da ansiedade. Já o gengibre, com sua ação termogênica e anti-inflamatória, também age indiretamente e beneficamente no tratamento da obesidade. Sendo assim, a associação das duas plantas é interessante na perda de peso”, explica a médica.

Existem contra-indicações para o chá de camomila? Este é um chá muito bem tolerado, salvo alguma predisposição alérgica do indivíduo a esta planta. Ele só não deve ser consumido por grávidas e crianças sem acompanhamento do obstetra ou pediatra.

*Chá de camomila nos cabelos: quais os benefícios? A cultura popular descreve um clareamento dos cabelos com o uso tópico do chá. Porém, este efeito pode variar de uma pessoa para outra, não sendo possível afirmar que isto realmente ocorrerá.

Apesar de ser um chá com poucas contra-indicações, é sempre interessante incluí-lo em sua alimentação seguindo as orientações de seu médio. Desta forma, o profissional indicará as quantidades necessárias e a melhor forma de consumo levando em conta as particularidades do seu caso.

Ler Anterior

Batom em pó, líquido e em barra: qual a diferença entre eles?

Ler Próxima

Curso de processamento de frutas está com inscrições abertas em Jundiaí