•  sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Umectação: como fazer, benefícios e quais óleos VOCÊ deve usar

Umectação: como fazer, benefícios e quais óleos VOCÊ deve usar

A umectação é comum entre as mulheres que estão passando pela transição capilar e já é um dos tratamentos favoritos das cacheadas. O processo recupera e nutre os fios, contribuindo para o fortalecimento e o crescimento saudável das madeixas.

Tire suas dúvidas sobre a umectação capilar, veja os benefícios desse tratamento, como fazê-la em casa e os melhores produtos para VOCÊ comprar. As dicas e orientações são do tricologista Kevin Porto, da clínica Mais Excelência Médica.

A umectação capilar consiste na aplicação de óleos vegetais da raiz às pontas do cabelo com o objetivo de repor óleos e nutrientes naturais dos fios que perdemos por diversos motivos, como processos químicos, exposição ao sol e à poluição. Confira os benefícios desse tratamento, segundo o tricologista:

  • Benefícios da umectação capilar

Veja quais são os principais benefícios dessa técnica que está fazendo a cabeça das mulheres:

  • Hidrata e nutre os fios;
  • Fortalece as madeixas;
  • Minimiza a caspa;
  • Ajuda a remover resíduos do couro cabeludo;
  • Contribui para a redução da queda e da calvície;
  • Estimula o ciclo capilar e o crescimento.

“Os óleos vegetais são super-hidratantes, ajudam a equilibrar a pele do couro cabeludo e a normalizar vários descontroles.”, explica o especialista. Nesse sentido, é muito interessante apostar nos óleos para tratar seus fios, mas você deve estar se perguntando quais podem ser utilizados.

  • Qual óleo usar na umectação capilar?

Os óleos usados na umectação são os vegetais, extraídos normalmente da semente de plantas. Veja alguns dos mais conhecidos e suas propriedades para o cabelo:

  • Óleo de coco

Não é à toa que o óleo de coco se tornou um dos favoritos quando o assunto é beleza. O produto fecha as cutículas do cabelo, conferindo brilho e auxilia na reposição dos líquidos e os lipídios dos fios, resultando em uma nutrição profunda. Além disso, o óleo é antifúngico e antimicrobiano, o que melhora o funcionamento do couro cabeludo.

  • Óleo de rícino

Esse produto fortalece os fios é um ótimo estimulante capilar. O óleo de rícino conta com a vitamina E, que faz o cabelo crescer mais rápido e de forma saudável. O produto também ativa o couro cabeludo e ajuda a selar as cutículas. Pode ser usado no tratamento contra queda de cabelo e para prevenir a calvície.

  • Azeite de oliva

O azeite de oliva conta com propriedades antioxidantes e age profundamente nos fios, conferindo brilho às madeixas. Lembre-se de usar somente o extravirgem, pois outros componentes do azeite podem afetar a ação nos fios.

  • Óleo de abacate

Segundo o especialista, esse óleo conta com propriedades calmantes e relaxantes, e ajuda a combater o ressecamento dos fios, repondo proteínas. “Rico em Vitamina E, o óleo de abacate fortalece, nutre, hidrata e pode tratar casos de caspas ou dermatite seborreica.”

  • Óleo de eucalipto

Já o óleo de eucalipto é ideal para quem tem os fios oleosos, já que o produto “por ter propriedades antissépticas e antimicrobianas, ajuda a limpar o couro cabeludo e minimizar a oleosidade.”

  • Óleo de jojoba

Esse óleo possui propriedades umectantes e cicatrizantes. Segundo Porto, o produto auxilia na limpeza dos fios e também expele resíduos de dentro dos folículos.

  • Óleo essencial de alecrim

E se VOCÊ quer fortalecer o cabelo e fazê-lo crescer mais rápido, invista em uma umectação de alecrim. Esse óleo “é altamente estimulante e pode reduzir a queda e a calvície”.

Cada óleo possui propriedades e finalidades específicas, então certifique-se do que seu cabelo está precisando no momento. Lembre-se de usar óleos vegetais puros, já que componentes adicionais podem afetar o processo da umectação.

  • Como fazer umectação capilar

Sabendo um pouco dos benefícios de cada óleo, veja como fazer a umectação em casa e recuperar a vitalidade dos seus fios.

  • Umectação noturna com óleo de rícino

Já pensou em um tratamento capilar que age enquanto você dorme? É assim que essa umectação funciona! Feita com óleo de rícino e maionese capilar, basta misturar os dois produtos e aplicar diretamente nos fios. Prenda o cabelo, durma e no dia seguinte é só lavar e finalizar normalmente.

  • Umectação com óleo de abacate

Confira os benefícios da umectação capilar com óleo de abacate e o passo a passo completo para você fazer em casa. Basta separar o cabelo em mechas e aplicar o óleo por todo o cabelo. Deixe agir por aproximadamente duas horas e então lave. O resultado é um cabelo nutrido e brilhoso.

  • Umectação com óleo de coco para cabelos lisos

Esse vídeo nos mostra as inúmeras propriedades do óleo de coco para o cabelo e como aplicá-lo. Recomenda-se fazer essa umectação antes de dormir e deixar o produto agir de 6 a 8 horas antes do enxágue.

  • Umectação para cabelos cacheados

Essa receita de umectação é completa para o cabelo cacheado e é feita com dois óleos: o de coco e o azeite de oliva extravirgem. Aplique os produtos no cabelo sem lavar, mecha por mecha, e deixe agir por aproximadamente 6 horas. Depois é só lavar e finalizar.

  • Umectação com produtos específicos

Além dos óleos vegetais, o mercado dos cosméticos conta com produtos específicos para umectação. Veja algumas opções, seus benefícios e como aplicá-los em casa.

Há processos diversos de umectação para cada tipo de cabelo e que atendem às necessidades diversas dos fios. Já sabe de qual umectação suas madeixas estão precisando?

Ler Anterior

Alimentos que ajudam a emagrecer e como consumi-los

Ler Próxima

“Double cleansing”: por que limpar a pele duas vezes pode ser benéfico?