•  sábado, 23 de novembro de 2024

Quarentena: professores “puxam” treinos de calistenia usando as chamadas de video em grupo

epidemia de coronavírus levou o Governo do Estado de São Paulo a recomendar o fechamento de todas as academias da Grande SP a partir do próximo domingo (22/03) até o dia 30 de abril. Para que milhares de pessoas não tenham que interromper a prática de atividades, os personal trainers Wagner Felix, especialista em lutas e professor de treinamento funcional, e Matheus Maeda, professor de treinamento funcional e de tênis, decidiram levar para as redes sociais aulas que, antes, eles ministravam na academia. São exercícios de calistenia (sem o uso de aparelhos), que podem ser feitos por qualquer um, sem precisar sair de casa.

Felix avalia que, diante da situação atual, a população não pode deixar de se exercitar, mesmo durante a quarentena. “Devemos prestar muita atenção ao estresse e à ansiedade nesses tempos. As notícias sensacionalistas e fake news tornam a tarefa mais difícil, mas pelo nosso bem devemos gerenciar o estresse, que pode gerar diversos sintomas que danificam nossa saúde e, inclusive, prejudicam o sistema imunológico”, alerta.

Matheus explica que manter o corpo em movimento é uma das melhores formas de afastar o estresse. “Os exercícios físicos são responsáveis por aliviar a tensão, melhorar o bem-estar e a saúde como um todo”, aponta.

Para que todos, independentemente da idade, porte ou condição física, possam exercitar o corpo, os professores ensinam treinamentos de calistenia que podem ser realizados dentro de casa, utilizando o próprio corpo. “Nós sempre desenvolvemos protocolos de exercícios para quem não tem alternativa para se exercitar e precisa melhorar o seu rendimento”, revela Felix. Matheus completa: “Em uma situação como a que estamos vivenciando, esses treinamentos servem aos que não querem ficar parados, mesmo com as academias fechadas”.

Em seus perfis pessoais no Instagram e no da equipe, a Confidence Fight, são postados vídeos curtos com a realização de diversas categorias de treinos para que os interessados possam repetir os movimentos em casa.

Wagner Felix explica que eles desenvolveram tipos diferentes de treinos, que vão auxiliar desde os que estão iniciando até os usuários frequentes das academias. “Há treinamentos de calistenia para iniciantesidosos, há calistenia de MMAmobilidadedefinição muscular, entre outros, além de quinze exercícios somente para alongamentos”, revela.

cabeleireira Adriana Maria sempre realizou em casa, aos finais de semana, os exercícios passados pela equipe da Confidence Fight. Durante a semana, ela treinava na academia. Adriana mora em um apartamento na região central de São Paulo. Depois do fechamento dos estabelecimentos, ela passou a se exercitar todo dia na sacada de casa. “Os exercícios de calistenia são ótimos pois permitem o treino em qualquer lugar que ofereça um mínimo de espaço. Durante esse período difícil em que todos viveremos, a calistenia será a opção mais segura“. completa a cabeleireira.

Ontem, os professores inovaram novamente. Com a recomendação mais do que necessária para se evitar qualquer tipo de contato social enquanto a pandemia vigorar, a ideia foi “puxar” um treino no Whatsapp, com três alunos, já que as chamadas em grupo do aplicativo permitem até quatro participantes. Foram apenas dois treinos, um após o outro, com diferentes pessoas. O que era para ser um teste deu tão certo que, a partir de agora, os personal trainers utilizarão um outro aplicativo que permite até 50 pessoas ao mesmo tempo, por um periodo de 40 minutos, na sua versão gratuita. “Neste momento, precisamos utilizar todas as ferramentas necessárias para não deixar a ansiedade e o medo tomarem conta. Precisamos nos movimentar, agitar o corpo, todos os dias. O teste deu certo. Vamos aprimorar as aulas online“, explica Felix.

Para conferir alguns dos exercícios ensinados pelo professor Wagner Felix e pelo professor Matheus Maedaacesse:

www.instagram.com/wagnerpersona/

www.instagram.com/matheusmaeda/

www.instagram.com/confidencefightofficial/

 

 

 

Ler Anterior

Apps para tornar o isolamento social um período mais agradável

Ler Próxima

Como vencer a insegurança?