Lives perdem força: artistas voltam com audiência menor e indicam que pico da onda passou
O fenômeno das lives continua, mas em patamar menor do que há um mês. As principais transmissões do último final de semana tiveram menos audiência que as anteriores dos mesmos artistas. As buscas por lives também caíram.
A “segunda rodada” perdeu da primeira. Gusttavo Lima, Simone & Simaria e Maiara & Maraisa foram destaques entre as lives de 23 a 25 de maio. Mas as quatro tiveram menos audiência no YouTube do que as que eles fizeram antes, em abril.
As buscas no Google por essas quatro lives diminuíram em relação às anteriores. Também caiu o índice geral de busca pelo termo “live” no Brasil.
As buscas sempre oscilam – são menores nos dias de semana e maiores no final de semana. O maior pico nas buscas gerais pelo termo “live” foi no dia 19 de abril.
O patamar baixou, mas ainda está bem acima de antes do período de isolamento social. Os dados indicam uma onda menor, mas que não terminou.
Já os picos de busca por Gusttavo Lima são nas datas da segunda live dele, em 11 de abril, e desta mais recente, no dia 22 de maio (menor do que a anterior).
Simone e Simaria fizeram uma live no dia 25 de abril e em 23 de maio. Também se nota a mesma queda no número de buscas na data desta mais recente em relação à de abril.
‘Saturação’ nos patrocínios
Nos bastidores, também se comenta sobre uma “saturação” das novas rodadas de lives, que atraem menos patrocínios do que as primeiras.
“Algumas já começaram a dar uma saturada. Às vezes o artista está na terceira live. O cara patrocinou as três, aí cai na redundância uma hora, e a galera vai tirando o pé”, disse ao G1 um produtor do mercado sertanejo, que pediu para não ser identificado.
“Dependendo do artista, entra o valor de um show em uma marca. O artista às vezes ativa três, quatro, cinco marcas em uma live”, ele diz.
Ou seja: mesmo se onda for menor, ainda é relevante e ainda vale a pena para os artistas.
(Fonte: G1)