Voluntária ensina Libras em escola estadual do município de Sorocaba
Alunos e responsáveis da Escola Estadual Maria Ondina, em Sorocaba, estão aprendendo Libras com ajuda de uma professora voluntária, por meio do projeto “Palavras Não Bastam”. A ação foi criada depois que um aluno manifestou interesse em aprender a ser comunicar por Libras porque a mãe é deficiente auditiva.
A gestão da unidade, então, procurou parcerias e encontrou a professora Cristiane Kaltner, que mora em Orlando, nos Estados Unidos. As aulas semanais ocorrem no ambiente online, via Teams, por meio de uma sala virtual.
O aluno Willian Augusto Machado da Silva, de 15 anos, que inspirou o projeto, conta que aprender Libras tem mudado a maneira como ele enxerga e se relaciona com o mundo. “É muito importante que possamos incluir todas as pessoas. Por isso, vou levar as libras por toda a minha vida. É uma abertura de novas possibilidades”, contou.
A diretora da escola, Catia Carrasco Marques, acredita na mudança que o projeto pode ajudar a propor na sociedade. “Os alunos e pessoas com deficiência têm direito ao respeito e igualdade, e isso deve sempre ser oferecido”, disse.