Semana da Educação da USP discute democracia e o papel social da escola
Com o título “Pontes Abertas: escola e democracia – a urgência de um debate”, a #SE2020 acontece entre os dias 5 e 9 de outubro, em diversas faixas horárias, distribuídas em manhã, tarde e noite. Os interessados não precisam se inscrever para participar, e poderão receber certificados no fim do evento. A programação pode ser consultada em reportagem do Jornal da USP.
“A educação em tempos de isolamento social trouxe à comunidade pedagógica diversificados desafios: estudantes, professoras/es, administração escolar e comunidade foram lançadas/os repentina e abruptamente para a dependência das Tecnologias da Informação e Comunicação [TICs]. Acessíveis ou não, cabe questionar se tiveram condições de se estabelecerem e/ou estão sendo criticamente utilizadas em consonância com os novos tempos e espaços educativos”, afirma o comunicado dos organizadores sobre o tema deste ano.
Conteúdo
A programação discutirá assuntos como racismo estrutural, educação indígena e ancestralidade, acessibilidade da informação, educação de imigrantes, educação hospitalar, educação de jovens e adultos, crianças com deficiência, relações de gênero, literatura afro-brasileira, pessoas privadas de liberdade, medidas socioeducativas, educação de trabalhadores, pedagogia hip-hop entre outros.
A Semana da Educação é um dos eventos educacionais de maior importância do país, organizado por estudantes de graduação e pós-graduação, além de algumas das licenciaturas da universidade.
Para manter a autonomia financeira do evento, a organização montou uma campanha de arrecadação de fundos. Com o montante do ano anterior, os organizadores conseguiram viabilizar a divulgação do evento com tradução para Libras e acessibilidade. Conheça a campanha aqui: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoie-a-semana-da-educacao-feusp.