Mais de 3 mil escolas vão abrir para atividades extracurriculares em outubro na cidade de SP
Ao menos 3.300 escolas da cidade de São Paulo confirmaram a reabertura para atividades presenciais na próxima semana. Do montante, 3.200 são da rede privada e 100 da rede pública estadual. Na rede pública municipal, o número ainda não foi divulgado pela Prefeitura de São Paulo.
Em setembro, o prefeito Bruno Covas (PSDB) autorizou as atividades extracurriculares nas unidades a partir de 7 de outubro.
“Pelo menos 80% das privadas vão voltar a ter essas atividades presencialmente”, afirma o presidente do SIEEESP, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, Benjamin Ribeiro.
Na rede estadual, 100 das 1.100 escolas que ficam na capital já confirmaram que estarão abertas, segundo dados da Secretaria Estadual de Educação.
Em entrevista à Globonews nesta sexta (02), o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, afirmou que o balanço da rede municipal deverá ser divulgado até o final do dia. No total, a capital tem 4 mil escolas municipais.
Regras para reabertura
As condições necessárias para o retorno às atividades presenciais foram publicadas no Diário Oficial do município no dia 26 de setembro.
Entre as exigências estão a limitação de 20% da capacidade total de alunos por turno e a permanência máxima na escola, por aluno, de duas horas diárias, duas vezes por semana.
As atividades extracurriculares permitidas incluem reforço escolar — preferencialmente de Língua Portuguesa e Matemática —, atividades culturais, cursos de idiomas, atividades esportivas que não demandem contato físico e organização coletiva, acolhimento, musicalização, contos literários, oficina de culinária, teatro de fantoches e atividades recreativas.
Também é necessário o respeito aos protocolos de saúde, como manter o distanciamento, e a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI) por funcionários e alunos.
Aulas presenciais
Já o retorno das aulas curriculares presenciais deve ser decidido após o dia 10 de novembro, segundo informou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, em entrevista à GloboNews na última terça (29).
O secretário afirmou que a decisão deve ser tomada após o resultado da testagem sorológica que será realizada com 777 mil membros da comunidade escolar para identificar a prevalência de covid-19 nessa população.
A testagem teve início nesta quinta (1°). Os primeiros resultados devem sair em meados de outubro, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
(G1)