Ensino médio retoma aulas presenciais em SP nesta terça
A partir desta terça-feira (3), escolas municipais, estaduais e privadas podem retomar aulas regulares presenciais do ensino médio na cidade de São Paulo. O retorno às aulas é optativo.
A retomada foi autorizada pela Prefeitura em outubro. Devido à pandemia de Covid-19, as aulas regulares presenciais estavam suspensas desde março na capital, quando foi implantada a quarentena para prevenir a propagação do coronavírus.
A volta do ensino médio afeta principalmente escolas particulares e estaduais. A rede estadual tem cerca de 311 mil alunos matriculados no ensino médio em 611 escolas na capital. Já na rede municipal são 2.410 matriculados em oito escolas.
A prefeitura não divulgou o percentual máximo de estudantes que podem voltar agora, mas as escolas precisam garantir uma distância mínima de 1,5 metro entre eles nas salas de aula.
O sindicato das escolas particulares afirma que os colégios estão preparados para a volta dos alunos desde julho.
“A gente já tá preparado desde julho pra essa volta. Quando foram suspensas as aulas as escolas começaram a se preparar, começaram a fazer mudanças em layout, investiram em protocolos, em equipamentos, pra poder melhorar a condição sanitária da escola”, afirma Benjamin Ribeiro da Silva, presidente do Sindicato Dos Estabelecimentos De Ensino Do Estado De São Paulo (Sieesp).
De acordo com o prefeito Bruno Covas, que autorizou a volta às aulas do ensino médio, o retorno é voluntário, ou seja, os pais podem decidir que os filhos retornam ou não às escolas.
“Lembrando que essa autorização para o retorno é para as três redes: a rede municipal, a rede estadual e a rede privada. Ela é voluntária para os pais, de acordo com a decisão já do Conselho Nacional de Educação, e ela deve seguir os protocolos sanitários já estabelecidos”, afirmou Covas.
A operador de caixa Cléia Maria, mãe do estudante Nicholas, de 17 anos, já decidiu que o filho não volta às aulas presenciais nesta terça.
“Aqui em casa eu e minha mãe somos do grupo de risco e eu ainda não acho tão confiável ele ir até a escola. Primeiro porque ele pega transporte também, tem essa também, além da escola ele pega transporte”, explica.
Volta às aulas em SP
Os estudantes dos ensinos infantil e fundamental podem ter apenas atividades extracurriculares de forma presencial. O ensino regular, para estes alunos, continua à distância.
Como será a volta às aulas:
- Ensino infantil: apenas atividades extracurriculares presenciais
- Ensino fundamental: apenas atividades extracurriculares presenciais
- Ensino médio: retorno às aulas presenciais nesta terça (3)
Após a divulgação da segunda fase do censo sorológico feito nos estudantes da rede municipal, prevista para 19 de novembro, será definida a data de retorno dos demais alunos.
Os alunos do ensino médio que decidirem voltar para as escolas farão uma prova para medir o que aprenderam no período de aulas remotas. Com o resultado dessa avaliação, serão definidas estratégias de reforço pedagógico.
Retorno dos professores
A primeira fase do censo sorológico realizada com alunos, professores e funcionários da rede municipal de ensino, divulgada em outubro, mostrou que 13,2% do público alvo já teve contato com o vírus da Covid-19. Entre os positivos, as crianças e adolescentes são a maioria dos infectados.
A primeira fase realizou testes em 65.400 mil pessoas até 21 de outubro.
De acordo com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), somente os docentes que já tiveram a doença retornarão para as escolas.
O censo é um levantamento realizado pela Prefeitura de São Paulo em toda a rede municipal de ensino e realiza exames sorológicos que avaliam a presença de anticorpos específicos no sangue, identificando quem já teve o novo coronavírus. No entanto, a presença de anticorpos no organismo não significa que a pessoa esteja imune.
G1