EDUCAÇÃO NA QUARENTENA | Escolas particulares de São Paulo instituem aulas online com apoio do Geekie One
Com o Geekie One, as escolas Cristo Rei, Colégio Belo Futuro, Radial, CAM, Colégio Soter, Salgueiro e Elvira Brandão passaram a oferecer aulas a distância para os alunos, que permanecem estudando no período de distanciamento social. A parceria com as sete instituições permite que os estabelecimentos de ensino disponibilizem aos alunos uma nova dinâmica educacional que alia material didático digital à tecnologia integrada à prática pedagógica e consultoria parceira nas jornadas de inovação dos colégios. O Geekie One oferece conteúdo constantemente atualizado, elaborado na linguagem dos estudantes do século XXI que instiga o interesse do aluno, integrado a diferentes recursos de aprendizagem, além de contar com inteligência de dados para orientar diálogos e decisões pedagógicas.
São Paulo, 7 de abril de 2020 – Alinhadas às tendências globais, às demandas educacionais contemporâneas e ao cenário de distanciamento social, sete escolas particulares de São Paulo anunciam a continuidade das aulas na modalidade a distância propiciadas pela parceria com a Geekie – empresa que é referência em educação inovadora no Brasil e no mundo. Os colégios Belo Futuro, Cristo Rei, Radial, CAM, Soter, Salgueiro e Elvira Brandão adotaram a dinâmica pedagógica Geekie One para que estudantes tenham acesso a uma educação de excelência, repleta de possibilidades que se abrem com a inovação. Com a solução – que alia material didático digital à tecnologia integrada e à prática pedagógica –, os estabelecimentos educacionais acompanham o desenvolvimento de cada estudante de forma ainda mais completa, permitindo trabalhar dificuldades e estimular potencialidades de forma personalizada. Em um cenário de pandemia, as escolas estão oferecendo aulas remotas para os alunos, que permanecem estudando durante a quarentena.
A decisão de usar Geekie One durante o distanciamento social responde não apenas a um contexto de educação online diante da pandemia, mas a uma preocupação de famílias e educadores sobre como preparar crianças e adolescentes para o mundo que irão encontrar daqui a 10 ou 20 anos. O Geekie One é mais uma iniciativa da escola que colabora com outras soluções já adotadas pela instituição. A preocupação é natural, uma vez que atravessamos mudanças aceleradas que impactam a comunicação, a sociedade e o mercado de trabalho. Cabe à escola e à família preparar os jovens para os desafios e as oportunidades desse novo contexto, sejam eles relacionados à formação para o trabalho ou à vida como um todo.
Débora Pretti D’Ofrio, coordenadora do Colégio Soter, destaca que a mudança das aulas presenciais para as remotas foi uma grande surpresa, mas como a escola já tem trabalhado com o ensino híbrido há algum tempo, a transição foi tranquila. “Em meio ao caos da pandemia, recebemos da Geekie a possibilidade de auxiliar os estudantes; nossos horizontes se expandiram, propiciando maior fluidez no processo de ensino e aprendizagem, diversificação de métodos, apoio pedagógico, facilidade e agilidade de comunicação e inserção de novos conteúdos – de forma mais lúdica e apoiada para auxiliar no aprendizado –, além de toda infraestrutura online de formação da equipe de educadores, disponibilizando todo o suporte e apoio preciosos para este momento”, afirma. A profissional destaca o apoio sempre presente da consultoria Geekie, as lives sobre diversos assuntos pertinentes ao momento, os plantões de dúvida oferecidos pela empresa, as dicas e orientações foram fundamentais no processo.
Para João Paulo Salgueiro Santos, mantenedor do Colégio Salgueiro, a percepção de valor é visível, sobretudo entre os alunos do Ensino Médio – que utilizam o Geekie One com maior destreza na operação de ferramentas tecnológicas e no desenvolvimento de autonomia nas rotinas de estudo. “A reação das famílias também tem sido boa, apesar das incertezas do momento”, salienta.
“Para o Colégio Radial foi muito tranquilo. Como nos antecipamos, pudemos fazer testes e treinamento com professores e alunos, antes de iniciar as aulas a distância. Hoje, tiramos lições muito positivas: mantivemos a rotina dos alunos; a grade permanece a mesma, respeitando os horários das aulas presenciais, inclusive com controle de presença. Os pais tiveram a oportunidade de conhecer, mais de perto, a escola e os professores – essa aproximação, inclusive, gerou muitos elogios. Por incrível que pareça, durante a quarentena tivemos transferência de alunos de outras escolas, que passaram a estudar conosco, justamente por nossa experiência com o ensino a distância”, conta Mario Gomide, mantenedor do Colégio Radial.
A experiência do Colégio Cristo Rei – segundo Rosângela Jacob, diretora pedagógica –, também tem sido muito positiva. “Mudanças são sempre desafiadoras, mas o colégio estava muito bem preparado; já no primeiro dia com as aulas não presenciais atendemos todos os segmentos. Para as séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio foi tranquilo pela idade; hoje, o Geekie One atende todas as turmas”, conta.
Annelize Lenci, diretora pedagógica do Colégio Belo Futuro, destaca o susto inicial da restrição das aulas presenciais. “Passado o primeiro momento, hoje nos adaptamos mais e mais a cada semana. A maioria dos alunos participa e se mostra engajada, assim como as famílias”, destaca, acrescentando que a Geekie apoiou muito em todo o processo.
“A escola não é parede. A escola é cada um que faz parte dessa comunidade. O Elvira segue funcionando normalmente. As aulas, o currículo, as propostas. Só mudou o fato de cada parte desta escola estar em uma casa agora”, conta Andrezza Amorelli, diretora-geral do Elvira Brandão. A escola relata que os professores seguem no trabalho de facilitadores desse processo, propondo por meio de metodologias ativas uma série de discussões, vivências e práticas, mesmo que não presenciais. Já as famílias acompanham tudo, inclusive com relatórios semanais da Geekie sobre o que é realizado e entregue.
Com o Geekie One, os estudantes têm acesso a um conteúdo completo e acessível – por meio de Chromebooks, iPads ou smartphones e com muitos recursos acessíveis inclusive pela web –, que reúne mais de dois mil capítulos centrais ao cotidiano da escola. Aliado das aulas, em formatos mais dinâmicos e interativos, o universo digital amplia as possibilidades de aprendizagem por meio de vídeos, imagens, links e animações, além de permitir atualizações e customizações que aproximam o conteúdo da realidade da classe. Todo o conteúdo passa a estar organizado em um só lugar, complementado por possibilidades digitais que incentivam bons hábitos de estudos e permitem que a aprendizagem possa acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar.
Indo ao encontro da visão dessas escolas, além de oferecer um conteúdo diferenciado, o Geekie One é uma iniciativa integrada que também apoia o desenvolvimento de uma aprendizagem ainda mais ativa, pois entende que a tecnologia, por si só, não gera transformação no processo de ensino e aprendizagem. É o que a Geekie e vários especialistas chamam de “intencionalidade pedagógica”. Sem esse princípio, a adoção de qualquer tecnologia apenas substitui meios, mas não transforma de fato as relações de aprendizagem que ocorrem entre alunos e professores e, principalmente, no próprio aluno.
Além de trazer uma visão integradora à tecnologia para estudantes e educadores, o Geekie One também propicia benefícios às famílias de discentes. Por meio do relatório semanal gerado a partir das atividades entregues e o desempenho de cada estudante, familiares podem acompanhar a vida escolar dos estudantes. O relatório é enviado por e-mail com o resumo dessas atividades e tem o objetivo de fortalecer a corresponsabilidade de todos os atores da comunidade escolar, inclusive, neste caso, das famílias, no processo de aprendizagem de cada aluno e aulas mais dinâmicas complementam-se com avaliações que são essencialmente instrumentos de coleta de dados sobre a aprendizagem. Esses dados, coletados em avaliações periódicas ou em atividades em sala, tornam-se ponto de partida para diálogos e reflexões, embasando direcionamentos pedagógicos e possibilitando uma corresponsabilização de todos: estudantes, escola e família.
Na prática, um outro benefício está no fato de que, quando usada com função pedagógica e apoio da família, a avaliação atrelada ao apoio tecnológico possibilita que os professores tenham mais tempo disponível para interações pessoais. Os alunos têm, individualmente, mais tempo com os professores – o que resulta em maior autonomia, entusiasmo. Segundo Claudio Sassaki, mestre em Educação pela Universidade de Stanford e cofundador da Geekie, a empresa tem sido uma aliada de escolas que estão prontas para um próximo passo, que compartilham a busca pela formação de um cidadão ativo e engajado. “Queremos desenvolver habilidades para que os jovens tenham sucesso no aprendizado, no trabalho e na vida; jovens capazes de não somente enfrentar os desafios do futuro, mas também de transformá-lo”, afirma.