Editora Unesp lança a Coleção Clássicos da Literatura
Reconhecida pelo catálogo robusto de clássicos e acadêmicos nas mais variadas áreas do conhecimento, a Editora Unesp, vinculada à Universidade Estadual Paulista, se lança em uma nova empreitada: a publicação de livros de literatura, com a coleção Clássicos da Literatura Unesp. A ideia é permitir ao leitor não iniciado a oportunidade de tomar contato com referências da literatura universal e brasileira e, ao mesmo tempo, praticar a leitura de modo agradável.
A coleção estreia com cinco títulos: os estrangeiros, “A relíquia”, do português Eça de Queirós, “Histórias Extraordinárias”, do norte-americano Edgar Allan Poe; “Contos”, do francês Guy de Maupassant; e os nacionais, “Quincas Borba”, de Machado de Assis, e “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto.
“Não se pretende disponibilizar edições críticas, mas simplesmente volumes que permitam a leitura prazerosa de clássicos”, explica o diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre.
Assim, cada volume se abre com um breve texto de apresentação, cujo objetivo é apenas fornecer alguns elementos preliminares sobre o autor e sua obra. Os livros são estruturados em formato de manuseio agradável, projeto gráfico acurado, incluindo foto do autor. “A seleção de títulos é conscientemente multifacetada e não sistemática, permitindo, afinal, o livre passeio do leitor”, complementa Gutierre.
Já estão em produção os próximos volumes: “O Falecido Mattia Pascal”, de Luigi Pirandello; “Eugênia Grandet”, de Honoré de Balzac; “Oliver Twist”, de Charles Dickens; “Macunaíma”, de Mário de Andrade; e “Urupês”, de Monteiro Lobato.